HST25anosEnxamesEstelaresAnim_web

Em Abril de 2015 o Telescópio Espacial Hubble (HST – Hubble Space Telescope) cumpriu 25 anos de serviço. Foi um telescópio revolucionário lançado em 1990 pois a qualidade da imagem permitiu estudar em altíssimo detalhe todos os objetos que observou: fez a revolução na astronomia e na astrofísica!

Na vasta região na constelação da Quilha do Barco (Carina) encontram-se muitos grupos de estrelas jovens e maciças (ex: NGC 3603), pois é rica na formação estelar. Daí a NASA escolher o Westerlund 2 que contém 3000 estrelas e está integrado na nebulosa Gum 29, a 6 kpc. A escolha para foto oficial deveu-se à qualidade ímpar da imagem assim como às múltiplas cores garridas, tal como num fogo de artifício celeste que celebra o 25º aniversário do HST.

A nossa escolha das imagens incluídas nas 100 melhores pelo STScI neste aniversário, estão algumas das estruturas estelares que se encontram na Via Láctea mas também numa outra galáxia, a AM0644-741, que sofreu uma colisão e criou um anel de brilhantes estrelas azuis.

São 5 imagens lindíssimas de enxames de estrelas, tanto abertos (formados no disco da nossa galáxia), como um detalhe impressionante da distribuição interna de estrelas no enxame globular Omega Centauro que é coevo à formação da Via Láctea, com 10 a 12 Ganos (milhares de milhões).

O remanescente de supernova SNR 0509-67.5 foi observado pelo HST e pelo observatório Chandra nos raios X. A ténue luz azul-verde provém do material aquecido pelos raios X e está rodeada pela camada cor de rosa, que é produzida pelo choque do gás com a onda da explosão da supernova central.