Créditos de Imagem: ESO, imagem da Nebulosa da Caveira e Ossos

Esta imagem foi tirada no âmbito do programa Jóias Cósmicas do ESO pelo instrumento FORS montado no Very Large Telescope (VLT) e mostra a região de formação estelar ativa NGC 2467, também conhecida como Nebulosa da Caveira e Ossos.

A Nebulosa da Caveira e Ossos situa-se no hemisfério celeste sul. É uma nebulosa de poeira, gás e estrelas jovens brilhantes ligadas gravitacionalmente, que tem aparência de uma caveira quando observada a partir da Terra.

A NGC 2467 situa-se na constelação da Popa. A Popa faz parte de três constelações que costumavam formar uma única constelação enorme, a constelação do Navio dos Argonautas (Argo Navis), da história mítica de Jasão e os Argonautas. Esta constelação foi dividida em três constelações menores, segundo as regras da União Astronómica Internacional: a Quilha, a Popa e a Vela. Apesar de ser um herói mítico, Jasão rouba o tosão de ouro, e assim esta nebulosa encontra-se num navio celeste entre ladrões — uma morada apropriada para esta “Caveira Pirata dos Céus do Sul”.

Desenho do Navio dos Argonautas por Johannes Hevelius (1690)