OAL mantém e fornece a Hora Legal Portuguesa, desenvolve e apoia atividades de investigação científica em Astrofísica, de divulgação e formação, de estudo e preservação do excelente acervo patrimonial, além de manter um serviço público nas suas áreas de intervenção.

Imagem da Semana

  • A Lua Minguante e Nascente

    LuaMinguanteNascenteAgo2014_OALweb

    A Lua passou em fase cheia no perigeu na semana anterior, sendo a maior super lua de 2014. No dia 18/8 já estava com apenas 45% de iluminação e o telescópio de 2m de distância focal permitiu observar detalhes na superfície iluminada, assim como onde pousaram as Missões Apollo 12 e 14 (NASA). Apesar da Lua estar ainda relativamente baixa no céu no momento da observação, os detalhes permitem reconhecer algumas das crateras, mares e cordilheiras, além de que a iluminação rasante realça pormenores na superfície e nas montanhas. Clique nesta imagem para obter uma fotografia de 2000 × 1528 e aprecie a belíssima Lua que nos acompanha à noite.

    A imagem foi obtida com um dos nossos telescópios nas sessões públicas no Centro Ciência Viva do Lousal: um Ritchey-Chrétien de 10” com uma Canon EOS 60Da, e é uma composição de 12 fotos cada uma com 0,01 s de pose, que mostra a óptima qualidade do céu alentejano.

visualizar e/ou assinar o Livro de Visitas do OAL

Consulte e assine o Livro de Visitas

  • Patrick Francisco
    É sempre um prazer visitar o site do Observatório Astronómico de Lisboa. Parabéns pelo contr ...

 

Não são permitidos comentários.