OAL mantém e fornece a Hora Legal Portuguesa, desenvolve e apoia atividades de investigação científica em Astrofísica, de divulgação e formação, de estudo e preservação do excelente acervo patrimonial, além de manter um serviço público nas suas áreas de intervenção.

Imagens

  • 100 anos dos Dados Astronómicos para os Almanaques para Portugal

    Assinala-se este ano de 2017 a passagem do I Centenário do início da publicação da série de folhetos intitulados “Dados Astronómicos para os almanaques para Portugal”.

    Conforme explicado no prefácio do primeiro número, publicado em 1916 e referente aos dados de 1917, o Observatório Astronómico de Lisboa, logo desde o início do seu funcionamento em pleno em 1876, recebia pedidos de elementos astronómicos por parte de diversos editores e compiladores de almanaques de Portugal, Brasil e das Colónias. De modo a satisfazer essa necessidade constante, o Observatório Astronómico de Lisboa tomou a iniciativa de, a título experimental, publicar os dados astronómicos indispensáveis à compilação dos almanaques de 1917 na forma de um folheto de umas dezenas de páginas. O sucesso da publicação, consultada não só por editores e compiladores de almanaques, mas também por entidades oficiais, parceiros sociais e cidadãos interessados, fez com que a publicação se tornasse desde logo regular, tendo saído à estampa anualmente e sem interrupção desde o 1º número referente a 1917 até ao 92º em 2008. Desde então a publicação anual tem sido feita exclusivamente na versão on-line.

    Como forma de celebrar este centenário, o OAL apresenta os Dados Astronómicos para 2017 em forma de um livrinho que reúne os dados já disponíveis on-line desde o final de 2016. Este documento comemorativo, com uma capa que remete para a capa do folheto original de 1917, pode ser descarregado em formato pdf clicando na imagem em baixo.

visualizar e/ou assinar o Livro de Visitas do OAL

Consulte e assine o Livro de Visitas

 

Comments are closed.