OAL mantém e fornece a Hora Legal Portuguesa, desenvolve e apoia atividades de investigação científica em Astrofísica, de divulgação e formação, de estudo e preservação do excelente acervo patrimonial, além de manter um serviço público nas suas áreas de intervenção.

Imagens

  • Eclipse Penumbral da Lua, em 5 de junho de 2020

    Eclipse penumbral da lua, em 5 de junho de 2020

    Este eclipse penumbral será visível a partir da Austrália, Antártida, Ásia, Europa, África, leste da América do Sul, do sul do Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Pacífico Ocidental.

    Grandeza da penumbra do eclipse = 0.593 considerando o diâmetro da lua como unidade.

    Em Portugal continental, a lua nasce já eclipsada pelas 20h52 e com o azimute de 118 º (contado de Norte para Este). A duração do eclipse é de 1h18 e apresenta uma ligeira variação do brilho da lua que dificilmente é notada. A lua sai da Penumbra pelas 22h06 numa altura em que ainda está bem baixa no horizonte (altura da lua=11º) e com o azimute de 130 º (contado de Norte para Este). Nesta ocasião a lua encontra-se próxima da estrela Antares na constelação do Escorpião na direção Sudeste. (ver tabela abaixo, com os detalhes do eclipse para as várias cidades)

    O eclipse penumbral da Lua é um fenómeno astronómico que ocorre quando a Lua entra na região da penumbra da Terra, e resulta numa variação do brilho da Lua que dificilmente é notada. Isto sucede quando a Lua, em fase de Lua cheia, passa nos seus nodos ou na sua proximidade.

     

visualizar e/ou assinar o Livro de Visitas do OAL

Consulte e assine o Livro de Visitas

 

Comments are closed.