OAL mantém e fornece a Hora Legal Portuguesa, desenvolve e apoia atividades de investigação científica em Astrofísica, de divulgação e formação, de estudo e preservação do excelente acervo patrimonial, além de manter um serviço público nas suas áreas de intervenção.

Imagens

  • Trânsito de Mercúrio em 2016

    TrajTransMercurio_ANI2016

    No dia 9 de Maio de 2016 ocorre um trânsito de Mercúrio que será visível em todo o território português. Veja aqui os detalhes.

    A duração total do trânsito de Mercúrio aproxima-se das 7h com início cerca das 12h 13 min, o máximo próximo das 15h 56min e o término perto das 19h 41 min. Os tempos exatos podem ser consultados no nosso ficheiro sobre o Trânsito de Mercúrio em 2016.

    O OAL fará com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa um grande evento público de observação do trânsito de Mercúrio, no Campo Grande em frente ao edifício C8 da FCUL. Estarão três telescópios disponíveis, um dos quais mostra as protuberâncias solares.

    Apareça na FCUL para observar o trânsito! Se lhe der mais jeito também poderá deslocar-se ao Planetário Calouste Gulbenkian, pois aí haverá atividades abertas ao público, organizadas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

    Consulte a nossa página sobre a Observação do trânsito de Mercúrio.

    ATENÇÃO: a observação do Sol pode ser perigosa!

    Seja cuidadoso, certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o sol e informe, ajude, quem não sabe.

    A população escolar deve ter especial cuidado com a observação do sol durante o trânsito.

    Consulte a nossa página com informação completa sobre este tema e técnicas seguras de observação, em colaboração com a DGS e a SPO:    OBSERVAR O SOL EM SEGURANÇA

visualizar e/ou assinar o Livro de Visitas do OAL

Consulte e assine o Livro de Visitas

 

Comments are closed.