Quatro dos planetas visíveis a olho nu irão estar alinhados na primeira quinzena de abril desde o dia 4 até ao dia 17. A partir do dia 17 de abril Mercúrio deixa de estar visível, mas os outros três planetas continuam alinhados durante todo o mês.

Fig. 1 – Céu visível às 6:35 horas do dia 6 de abril em Lisboa mostrando o alinhamento dos 4 planetas.

Os planetas apresentam-se no céu na seguinte sequência Mercúrio – Marte – Saturno – Júpiter quando observados de Este para Sul. Esta sequência forma um alinhamento quase perfeito durante este período.

A melhor altura para observar esta linha reta de planetas é logo após o nascimento de Mercúrio e antes que o crepúsculo matutino impeça a visibilidade (consultar as tabelas de visibilidade de Mercúrio, que inclui também os dados do crepúsculo matutino).

Na verdade os planetas estão sempre junto à linha da eclíptica e por isso formam sempre um alinhamento aproximado quando observados da Terra. No entanto esse alinhamento só se torna mais notado quando as posições dos planetas na eclíptica estão próximas umas das outras. Isso acontece quando os planetas nos seus movimentos orbitais verificam as seguintes condições: i) estão todos do mesmo lado do plano da eclíptica, ii) estão todos em pontos das suas órbitas que ficam no mesmo quadrante no plano orbital, iii) e a Terra está numa extremidade  desse mesmo quadrante.