O Observatório Astronómico de Lisboa mantém, desde Fevereiro de 2000, uma lista de distribuição de correio electrónico, denominada ASTRONOVAS.
Inicialmente o propósito desta lista era a tradução e adaptação de notícias enviadas pelas várias organizacões internacionais relacionadas com a astronomia. Mas como algumas destas instituições (ESO e ESA, por exemplo) passaram a produzir também versões em português das suas notícias o foco das ASTRONOVAS passou a ser a divulgação das actividades e eventos promovidos pelo Observatório Astronómico de Lisboa.
Qualquer pessoa interessada em receber notícias sobre as actividades promovidadas pelo OAL, sobre as questões da hora legal ou eventos astronómicos relevantes, pode inscrever-se, passando a receber (gratuitamente) estas mensagens.
O restante conteúdo desta página tem o propósito de manter disponível o acervo de notícias de caracter científico produzido pela equipa do ASTRONOVAS entre 2000 e 2010.
O Observatório Astronómico de Lisboa está a proceder, desde Fevereiro de 2000, ao envio de notícias de astronomia em português, para as pessoas que se forem inscrevendo na sua lista de distribuição de correio electrónico, denominada ASTRONOVAS.
Qualquer pessoa interessada em receber notícias sobre factos astronómicos, ou sobre a ciência com eles relacionada, pode inscrever-se, passando a receber (gratuitamente) estas mensagens.
As fontes das notícias são várias. A equipe das ASTRONOVAS efectua a tradução e adaptação de notícias enviadas pelas várias organizacões internacionais relacionadas com a astronomia. Utiliza também notícias publicadas em revistas da especialidade ou escritas pelos investigadores do Observatório. Deste modo fica garantida a exactidão científica da tradução e a explicação correcta dos conteúdos, que são apresentados em linguagem acessível.
Para
aceder às astronovas anteriores a 2004, clique na imagem correspondente ao assunto que lhe interessa. |
|
2012 - webmaster@oal.u
l.pt Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa Observatório Astronómico de Lisboa |