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Sol dourado reflectido num maciço de cúmulo-nimbus e sombras oceânicas. Obtida pelas câmaras da ISS.

A escolha do Domingo de Páscoa tem uma história interessantíssima pois junta três acontecimentos fundamentais no cristianismo. Veja-se um pouco dessa história.

A Primavera. Moisés tirou o povo hebreu do Egipto e conduziu-o para o deserto numa data algo indefinida. A tradição judaica coloca-a 20 séculos a.C., mas não há indícios históricos relevantes dessa data, tanto nas particularidades da história egípcia, sua geografia, população e relações com povos vizinhos, como na interpretação da quantidade de israelitas que terão feito o Êxodo. Agregando estes factores, alguns historiadores consideram mais plausível que tenha ocorrido nos séculos XII ou XIII a.C., apesar de também não haver certeza. Contudo, o texto bíblico do Êxodo (23,14-17) fez uma mudança importante no calendário judaico: Moisés e Aarão foram instruídos para alterar a tradição do início do ano civil no sétimo mês (Ethanim, no equinócio de outono) para o primeiro mês em que começa a primavera, o mês Aviv onde se fazia a colheita da cevada, também de nome Nisan (ou Nisã), pois foi nessa época que aconteceu o Êxodo.

A Lua Cheia. Nos calendários lunares como o judaico, o mês inicia-se com o primeiro avista- mento do crescente lunar, tecnicamente na Lua Nova. Os meses são de 29 ou 30 dias pois o período das lunações (mês sinódico) é de 29,53 dias. Assim, 1 ano civil pode ter 12 meses (ou normal com 354 dias) ou 13 meses lunares (ou bissexto, com 385 dias), que no calendário israelita designa-se por embolísmico. O texto bíblico do Êxodo (12,18) indica que a festa dos pães ázimos, que precedeu a saída do Egipto, deve celebrar-se do dia 15 ao 21 de Nisan. O dia 15 dum mês lunar corresponde à Lua Cheia.

A Páscoa Cristã. Jesus Cristo foi a Jerusalém celebrar a Páscoa judaica, é cruxificado e morre na 6ª feira a 15 de Nisan, mas a festividade principal nesse ano ficou para o dia santo hebraico, o Sábado. No primeiro dia da semana, o domingo, é celebrada a Sua ressurreição (Lucas, 24).

Daqui em diante o povo cristão quis celebrar a Páscoa como a ressurreição de Cristo ao domingo. Porém, para manter a tradição judaica usada em muitos locais, os outros dois factores foram  respeitados: o início da primavera e a Lua Cheia. Devido a flutuações no calendário Juliano e para normalizar esta festividade no mundo católico, o primeiro Concílio de Niceia (325 d.C.) decretou que o Domingo de Páscoa deveria ser o primeiro domingo logo após o início da primavera e após (ou na) Lua Cheia. Esta escolha leva a que o Domingo de Páscoa possa ocorrer logo a 21 de Março mas poderá ser tão tarde quanto 25 de Abril. Feliz Páscoa 2015!