Créditos de imagem: NASA

Hoje, dia 27 de Julho de 2018, ocorre a oposição de Marte pelas 05 horas (hora legal de Portugal Continental e na Região autónoma da Madeira). Marte estará em oposição em que será visível durante toda a noite e observar-se-á mais brilhante e maior, encontrando-se no céu noturno a brilhar com uma magnitude de -2,8 na constelação de Capricórnio, próximo da Lua e ver-se-á em simultâneo o eclipse total da Lua. Neste dia, ocorre um evento celeste raro, é quando o planeta vermelho Marte estará alinhado em uma linha reta com o Sol e a Terra e haverá também o eclipse total da Lua.Este alinhamento cósmico, chamado oposição de Marte ocorre a cada 778 dias ou de dois anos, um mês e 18 dias. A Terra viaja mais rápido, pois encontra-se mais perto do Sol, completando uma volta em 365,25 dias, enquanto Marte é mais distante do Sol e leva 687 dias para viajar.

Vénus e a Terra são alguns planetas que viajam em círculos quase perfeitos, enquanto outros planetas, como Marte e Mercúrio viajam em órbitas mais excêntricas ou elípticas.

Depois de cinco dias da ocorrência deste evento da oposição de Marte, o planeta vermelho Marte estará à distância mínima da Terra.

Mais informações sobre as efemérides de Marte encontram-se em: http://oal.ul.pt/efemerides-marcianas-neste-verao-de-2018/