NCbanner_29abril2016_web

No dia 29–Abril há mais uma “Noites de Ciências” na FCUL. As actividades são gratuitas, sem inscrição, sempre na última 6ª feira de cada mês. São dirigidas ao público não especialista mas curioso do conhecimento científico. Venha e fascine-se nas Ciências!

A palestra terá videodifusão ao vivo no site da FCCN:   http://live.fccn.pt/ulisboa/fcul/noitesdeciencias/

Os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha). A actividade inicia-se às 20:00 e tem duas componentes:

1) 20:00 – 21:30  Há actividades para ver e participar:

— “A Física à Solta” pelos profs. Rui Agostinho e Paulo Silva do Departamento de Física da FCUL: estarão disponíveis diversas experiências demonstrativas de Física em que se pode interagir. Entre elas estão: observar as propriedades ondulatórias dos electrões, espectros atómicos, o travão electromagnético, óptica geométrica e ondulatória, conservação do momento angular na rotação (giroscópio, cadeira, roda de bicicleta), fenómenos de ionização e electricidade. Se é professor do ES venha ver o que as suas turmas podem fazer aqui no DF da FCUL.

LousalOAL_AstroVerao4web– Observação Astronómica:

O estado do tempo permitindo haverá observação ao telescópio da Lua e doutros astros.

 

 

 

2) Às 21:30 (no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3):

— Palestra “O Trânsito de Mercúrio e o Sistema Solar” pelo prof. Rui Agostinho do Departamento de Física da FCULIA e Observatório Astronómico de Lisboa.

MercuryTransit8nov2006_BrockenInaglory_web

Trânsito de Mercúrio em 8 de Novembro, 2006. O planeta surge na superfície solar como um pequeno círculo preto (perto do centro: por baixo e à direita), quase parecendo uma pequena mancha solar (vêem-se algumas perto dos bordos). Foto de Brocken Inaglory.

No dia 9 de Maio de 2016 ocorre mais um trânsito de Mercúrio no disco solar que será visível em todo o território português (veja aqui os detalhes). A duração total do evento aproxima-se das 7h com início pelas 12h 13 min e o máxima aproximação do centro solar às 15h 56min.

Na palestra serão abordados temas da importância dos trânsitos planetários (Mercúrio e Marte) no estudo do Sistema Solar: as circunstâncias em que ocorrem, as características orbitais e de observação, além da sua importância no estudo da Unidade Astronómica (UA), a distância fundamental em astronomia que é a base do parsec, usada para medir as dimensões do universo.

NOTA: o OAL fará com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa um grande evento público de observação do trânsito de Mercúrio, no Campo Grande em frente ao edifício C8 da FCUL. Estarão três telescópios disponíveis, um dos quais para mostrar as protuberâncias solares.