NCbanner_27Maio2016_web

No dia 27–Maio há mais uma “Noites de Ciências” na FCUL. As actividades são gratuitas, sem inscrição, sempre na última 6ª feira de cada mês. São dirigidas ao público não especialista mas curioso do conhecimento científico. Venha e fascine-se nas Ciências!

A palestra e as atividades terão videodifusão ao vivo no site da FCCN:   http://live.fccn.pt/ulisboa/fcul/noitesdeciencias/

Os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha). A actividade inicia-se às 20:00 e tem duas componentes:

1) 20:00 – 21:30  Há actividades para ver e participar:

— “Detetores de Partículas” pelos investigadores do LIP. Estarão disponíveis alguns equipamentos. Por exemplo o detector de muões, partículas com carga eléctrica criados na entrada dum raio cósmico, quando interage na alta atmosfera. Poderá ainda conhecer o observatório Pierre Auger que estuda os raios cósmicos mais energéticos do universo, ou ainda como se detectam neutrinos e o que são cintiladores. Se é do ES venha conhecer melhor as astro-partículas. A não perder!

— “Cansat’s” pelos profs. e alunos da Escola Profissional de Almada (EPA).

O concurso Cansat é um projeto educativo da Agência Espacial Europeia, que em Portugal tem o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e do Aeroclube de Torres Vedras, com o objectivo de proporcionar aos estudantes a primeira experiência relacionada com a tecnologia espacial. A EPA participou este ano com três projetos, 3D Stereo Sat, o SARDEVAPE e o RadioHunters. Venha aprender com eles como se faz um micro-satélite metido numa lata, mas que é capaz de medir a temperatura, pressão atmosférica, quantidade de partículas,  gases, radiação ambiente, fazer imagens, mapear o terreno, medir velocidade, etc., enquanto cai de 1km de altura. Todo o desenvolvimento da electrónica e do software de controlo dos sensores, do Arduino e das telecomunicações é feito pelos alunos. A não perder!

NCienciasTelescopios_web– Observação Astronómica ao telescópio, o estado do tempo permitindo:

  • Júpiter com as suas quatro luas, no início da noite.
  • Após a palestra observa-se-á Marte que estará a passar no ponto mais próximo da Terra,
  • Seguido-se Saturno com o espetacular sistema de anéis e as suas luas.

 

2) Às 21:30 (no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3):

— Palestra “O bosão de Higgs” pela profª Patrícia Conde-Muiño, investigadora do LIP.

CMS_LHC_web

A Doutora Patrícia Conde-Muiño fará uma abordagem pedagógica sobre este tema, que é crucial no entendimento da estrutura do tecido espaço-tempo do Cosmos. Em 1964 Peter Higgs e outros cinco cientistas sugeriram a existência de um novo campo de interações (forças), capaz de explicar a existência de massa para algumas partículas elementares, quando pelas leis de simetria das interações fundamentais isso não deveria acontecer. Este campo (de Higgs) que permeia o universo justificaria também o curtíssimo alcance da força nuclear fraca que está, por exemplo, nos decaimentos radioativos. A presença do campo de Higgs evidencia-se quando fica num estado quântico excitado e aí surge o bosão de Higgs, uma partícula fundamental do Modelo Padrão. No dia 4 de julho de 2012 foi detetada a sua presença com o acelerador LHC do CERN e, em 10-dez-2013,  Peter Higgs e François Englert, receberam o Prémio Nobel da Física. Na foto em cima está o detetor CMS do LHC. A não perder!