palestraJul2015NoitesDeLuzCiencias_web

No dia 31–Julho há mais uma “Noites de Ciências, Noites de Luz” que comemora o Ano Internacional da Luz na FCUL. As actividades são gratuitas, sem inscrição, sempre na última 6ª feira de cada mês. São dirigidas ao público não especialista mas curioso do conhecimento científico. O Observatório Astronómico de Lisboa associa-se activamente a esta iniciativa.  Venha connosco e fascine-se nas Ciências!

Os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha). A actividade inicia-se às 20:00 e tem duas componentes:

1) 20:00 – 21:30 Há várias actividades para ver e participar:

—  do Departamento de Bioquímica estarão disponíveis experiências apresentadas pela Profª Ana Paula Carvalho:

  • De onde vem a luz dos pirilampos?”  Experiência simples para mostrar como uma reacção química origina a emissão de uma linda luz azul.
  • Produção de uma espuma“.  Química é fazer experiências que transbordem dos copos….venha experimentar e falar de tantas espumas que estão no nosso dia a dia.

— do Observatório Astronómico de Lisboa estarão alguns materiais em exposição, actividade apresentada pela Drª Halima Naimova.

  • Aguarela do eclipse solar total do séc XIX, pintada pelo Frederico Oom, 1º Director do OAL.
  • Espectroscópio do séc XIX, do telescópio principal do OAL.
  • Mapas dos trajectos dos eclipses solares vistos em Portugal.

Eclipse1919_2

—  do Departamento de Física e do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas) há duas experiências conduzidas pelos Doutores Agostinho Gomes e João Gentil Saraiva.

Na palestra deste mês fala-se de luz, mas a detecção de partículas é outro aspecto fundamental da astrofísica. Assim, serão utilizadas pequenas câmaras de nevoeiro (de Wilson) para observar partículas dos raios cósmicos que penetram na atmosfera terrestre. As partículas com carga eléctrica ao atravessarem as câmaras deixam traços à sua passagem, que podem ser observadas visualmente. Siga as explicações ao vivo!

— O estado do tempo permitindo haverá observação da Lua ao telescópio.

2) Às 21:30 a palestra “A Luz do Cosmos na Astrofísica” é proferida pelo Prof. Rui Agostinho e realiza-se no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3.

“Ao estudo clássico da posição dos astros foi acrescentado o estudo da luz dos mesmo, no final do século XIX, o que iniciou a astrofísica. As propriedades desta luz dá informação muito detalhada sobre a constituição. No caso duma estrela deduz-se se é gigante ou anã, a temperatura e a composição atómica, o estado de rotação e o seu movimento espacial. Somando esta informação deduz-se a dinâmica e estrutura da Via Láctea. O salto às outras galáxias levou ao estudo dos aglomerados e à expansão acelerada do universo. No séc. XX os detectores montados em antenas, telescópios e satélites, cobriram todo o espectro eletromagnético o que permitiu observar os astros na multiplicidade de fenómenos físicos que os caracterizam. Fez-se luz no conhecimento do Universo. Esta será uma viagem pelo conhecimento do Cosmos.

M31e32_OALlousal_webB

Veja aqui informação detalhada sobre as actividades