NoitesDeCienciaEluz_Maio2015_web

Em Maio há mais uma actividade das “Noites de Ciências, Noites de Luz“, que comemoram o Ano Internacional da Luz na FCUL. As actividades são gratuitas, sem inscrição, ocorrem sempre na última 6ª feira de cada mês, e são dirigidas ao público não especialista, mas curioso do conhecimento científico.

Observatório Astronómico de Lisboa associa-se activamente a esta iniciativa.  Venha connosco e fascine-se nas Ciências!

A actividade inicia-se às 20:00 e tem duas componentes:

1) 20:00 – 21:30 há duas Exposições para ver:

— “Fotografar o Céu” do prof. Pedro Ré, que apresenta uma nova exposição na área da astrofotografia. É professor e subdiretor da FCUL e, para além da fotografia submarina na sua actividade de investigação (Biologia), é uma das figuras mais conhecidas na fotografia astronómica, pela qualidade ímpar do seu trabalho (no edifício C3).
— “Arte & Ciência – Percursos da Ilustração em História Natural”. Ciência e Arte é uma ligação que resulta num trabalho científico e artístico de grande interesse. Pedro Salgado, antigo aluno de Ciências, professor, responsável pelo aparecimento da nova geração de ilustradores científicos em Portugal, dá a conhecer os desenhos de alguns dos seus alunos – Lúcia Antunes, Antonieta Pedroso, Cláudia Baeta e Marília Santos (edifício C6).

— O estado do tempo permitindo haverá observação astronómica ao telescópio, da Lua, Júpiter e Saturno.

2) Às 21:30 a Palestra “A Luz na História da Ciência” é proferida pelo Prof. Henrique Leitão (prémio Pessoa 2014).
O estudo da luz e das propriedades dos raios luminosos teve origem na Antiguidade. Foi um dos mais ricos e fecundos capítulos na história da ciência, em torno do qual se desenvolveram ideias radicalmente originais e novas técnicas, que influenciaram muitas outras disciplinas científicas.
Do estudo das propriedades dos raios luminosos resultou ainda uma das primeiras disciplinas científicas completamente matematizada de forma rigorosa.
Nesta apresentação recordaremos algumas das principais etapas na construção da Ótica. Mostraremos como influenciou de maneira profunda outras disciplinas. No espírito destas conferências, também mostraremos como muitas destas ideias têm uma aplicação fácil e frutífera em ambiente escolar.”

A palestra realiza-se no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3 da FCUL (Campo Grande em Lisboa) e os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha).

A palestra estará ao vivo na internet permitindo que, no final da mesma pelas 22:30, a sessão de perguntas-respostas envolva também quem participa via rede.

Todas as palestras têm a coordenação de Rui Agostinho, que faz a apresentação dos palestrantes além da dinamização da actividade.

Veja aqui informação detalhada sobre as actividades