ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

ALTERAÇÃO DE DATAA sessão deste mês das NOAL será realizada, excecionalmente, no dia 1 de Outubro, de forma a ficar perto da Noites Europeia dos Investigadores.

 

No dia 1 de Outubro de 2016, a sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2016, com um programa diferente do habitual.

Neste mês, excecionalmente, não haverá inscrições. Contudo, o acesso à palestra e concerto está limitado pela lotação máxima da sala do Planetário, que abrirá as portas às 19:45.

 

Programa:

20:00 – 21:00 – Speed-dating com Astrónomos

21:30 – 23:00 – “Os Maiores Buracos Negros do Universo”, por Sonia Antón, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

23:00 – 23:30 – Concerto “Do Big Bang aos Planetas”, pela banda Gravitational Waves Trio

Em contínuo ao longo da noite, até à 1h00, decorrerão observações do céu com telescópios (condicionadas pelas condições meteorológicas).

 

logoNOALtxtTransp_web


Atenção:

  1. Excecionalmente neste dia a atividade não necessita de inscrição. Contudo, o acesso à palestra e concerto está limitado pela lotação máxima da sala do Planetário.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

 

Speed-dating com Astrónomos

Sem audiência nem medo de fazer perguntas, num encontro individual e informal com astrónomos do IA, poderá perguntar tudo o que sempre quis saber sobre a realidade de um investigador mas nunca teve coragem para perguntar. Como é o seu dia-a-dia? Quais as suas motivações, obstáculos, desafios? Tem apenas 2 minutos até a buzina tocar – aproveite-os bem!

 

Concerto “Do Big Bang aos Planetas”

Neste concerto será realizada uma viagem sonora de 14 mil milhões de anos, que percorrerá a história do Universo desde o Big Bang até ao nosso planeta.

 

Palestra Pública

“Os Maiores Buracos Negros do Universo”

Acredita-se que a maioria das galáxias albergam buracos negros supermassivos no seu centro. Nesta palestra vou falar sobre o papel destes buracos negros na formação e evolução de galáxias. 
Vamos também falar de outros aspetos relacionados com os buracos negros: o que aconteceria se o Sol se tornasse num buraco negro? Ou como formar um buraco negro do tamanho de um berlinde?
Para observarmos e estudarmos estes objetos precisamos de telescópios na Terra e no Espaço. Vou finalizar com algumas palavras sobre a missão espacial europeia Gaia e a rede de telescópios Square Kilometer Array, que será a maior infraestrutura científica alguma vez construída.

 

Nota Biográfica:

Sonia Antón é investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Doutorada em Astrofísica pela Universidade de Manchester, trabalha na formação e evolução de galáxias, em particular na população que alberga buracos negros supermassivos. Entre os principais projetos em desenvolvimento destacam-se as participações no Portuguese ALMA centre of Expertise (PACE) do Observatório Europeu do Sul, na missão espacial Gaia da Agência Espacial Europeia, e na construção do radiotelescópio SKA.