A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 31–Outubro–2015. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Luz Cósmica:  O Ano Internacional da Luz 2015 ”, por Pedro Russo, da Universidade de Leiden.


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

Luz Cósmica:  O Ano Internacional da Luz 2015 “

O Ano Internacional da Luz 2015 (AIL2015) é uma iniciativa global que pretende mostrar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. Nesta apresentação o astrónomo da Universidade de Leiden, Pedro Russo, vai falar da importância da Luz para a Astronomia.

Nota Biográfica:

Pedro Russo é um astrónomo português nascido em Figueira de Castelo Rodrigo. De 2007 a 2011 coordenou globalmente o Ano Internacional de Astronomia 2009 (AIA2009), uma iniciativa da UNESCO e União Astronómica Internacional e proclamada ao mais alto nível pelas Nações Unidas. O AIA2009 foi o maior projeto de divulgação científica de sempre  e chegou a mais de 800 milhões de pessoas, mais de 2 milhões só em Portugal. Com 148 países envolvidos tornou-se a maior rede de ciência do Munco. Em 2011 Pedro foi convidado pela Universidade de Leiden (Holanda) para coordenar globalmente o programa internacional de educação para a astronomia, Universe Awareness.  Este programa internacional usa o fascínio e imensidão do Universo para inspirar crianças com idades entre 4 -10 anos. O programa usa o poder da astronomia para cultivar a noção de perspetiva, para promover cidadania global e estimular o interesse pela ciência nessa idade crucial do desenvolvimento das crianças.  Recentemente Universe Awareness recebeu o prestigiante prémio SPORE da revista científica Science da União Europeia: Scientix para melhores recursos educativos. Na Universidade de Leiden desempenha funções no instituto de astronomia e no departamento de ciência e sociedade.  Pedro foi investigador no Instituto Max Planck onde trabalhou na equipa científica da sonda espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia. Em 2009, Pedro foi presenteado com prémio especial dos galardões da ciência portuguesa, Seeds of Science.  Também em 2009 foi o produtor executivo da série de televisão 1 minuto de astronomia, série que foi vencedora do Prémio Nacional Multimédia em 2010.