ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada, excecionalmente,  no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

 

A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 28–Novembro–2015 no Planetário Calouste Gulbenkian. A sessão deste mês estará enquadrada na Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela Ciência Viva, e  terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

 

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Exploração Espacial: do Sistema Solar aos Exoplanetas ”, por Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

“Exploração Espacial: do Sistema Solar aos Exoplanetas

Vamos viajar juntos através da grande aventura que é a exploração espacial dos planetas do Sistema Solar e conhecer alguns dos mistérios que ainda perduram. Exploraremos a intrigante atmosfera de Vénus, o peculiar campo magnético de Mercúrio; poderá mesmo haver água líquida em Marte? Iremos visitar os soturnos lagos de hidrocarbonetos de Titã, os mares tépidos de Europa e os vulcões aquosos de Encélado…vamos saber porque é que Plutão foi “despromovido” da categoria planetária. Vamos discutir a importância de se estudarem os cometas e  os asteróides. Será que é real o risco de um dia o “céu nos cair em cima da cabeça”? Vamos ainda mais além, passar além da última fronteira do Sistema Solar e visitar exoplanetas, planetas que orbitam outras estrelas, será que poderão ter atmosfera?…e vida, será que têm vida?…e o que é isso da vida?…Venha viajar connosco.

Nota Biográfica:

A atividade principal de Pedro Mota Machado é focada nas ciências planetárias, mais concretamente no estudo da dinâmica atmosférica dos planetas do Sistema Solar. Depois de se formar em Física teórica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, completou um mestrado em Astronomia e Astrofísica na mesma Universidade. Em 2013 obteve o grau de doutor, em regime de associação entre o Observatório de Paris (França) e da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a Caracterização da dinâmica da atmosfera de Vénus. Atualmente prossegue a sua pesquisa sobre a dinâmica da atmosfera de Vénus, utilizando técnicas de velocimetria Doppler e métodos de seguimento de nuvens (Cloud Tracking). Os métodos Doppler desenvolvidos e aperfeiçoados no âmbito da sua investigação estão neste momento a ser adaptados para o estudo de outros corpos do Sistema Solar. O seu trabalho tem sido apresentado em várias conferências internacionais e publicado em diversas revistas da especialidade de Astronomia e Astrofísica. Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), afeto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.