Página - 1 - Dez anos de "O Observatório"! 2 3 - Detectar Planetas directamente
- Galáxias elípticas: a união de gigantes
4 - Astronomia de 1995 a 2005: dez anos que revolucionaram o Universo 5 - O Observatório Astronómico de Lisboa 6 - Para Observar em Maio
  VISIBILIDADE DOS PLANETAS
  Alguns Fenómenos Astronómicos
  Fases da Lua
- AstroCruzadas
7 - O Céu de Maio
- Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
              Versão do Boletim em PDF
Editorial

Dez Anos de "O Observatório"!

  É verdade! Completam-se dez anos desde que o Boletim "O Observatório" foi concebido, escrito e impresso pela primeira vez! Decorria então o ano de 1995 e, por iniciativa minha e com a colaboração entusiasta do meu colega Rui Agostinho, demos início a algo que não existia no panorama cultural português: uma publicação periódica de Astronomia, em língua portuguesa e em linguagem acessível a estudantes, professores e público não-especializado.
  As primeiras tiragens, de 500 exemplares, a "preto-e-branco" sobre papel cor de marfim, eram obtidos com uma fotocopiadora. Só ao fim de alguns meses, passou o Boletim a ser impresso em tipografia e a tiragem passou a mil exemplares que eram laboriosamente colocados em envelopes e distribuídos pelas Escolas Secundárias e outras instituições de natureza cultural. Com início em Março de 2003, e apesar das restrições financeiras à Ciência que vigoravam então, "O Observatório" ganha cor e um novo aspecto gráfico muito atraente, tornando-se assim uma publicação ímpar, cheia de actualidade, vida e de uma qualidade excelente. Também por esta altura, a tiragem passa a dois mil exemplares e damos início ao envio do Boletim a todas as Bibliotecas Municipais do País, levando o fascínio da Astronomia a um novo conjunto de leitores. Finalmente, também a versão electrónica foi melhorada, chegando agora a um sem número de leitores (que representam já cerca de 15% do tráfego Internet das páginas do OAL). Desta forma, o Boletim tem vindo a reforçar a sua função de deslumbrar as mentes jovens com as maravilhas desta bela ciência que é a Astronomia e, mais importante ainda, poderá contribuir para a promoção da cultura científica em Portugal.
  Em 1995 como agora, a publicação mantém a garantia de qualidade e excelência dos investigadores do OAL, agora aliada à experiência de produção deste boletim nos últimos dez anos. Agora como em 1995, é incerta a continuidade deste Boletim! Solicitámos já financiamento ao abrigo do programa POCI 2010 que possui uma medida específica para este tipo de acções: Medida V.6 ("Promoção e Divulgação Científica e Tecnológica": Disseminação da Inovação e do conhecimento científico e tecnológico; Produção de conteúdos para a promoção da cultura científica). Aguardamos neste momento a resposta a este pedido de financiamento. Na situação de sub-desenvolvimento científico do nosso País, é necessário aproveitar e apoiar todas as iniciativas razoáveis e de qualidade que possam contribuir para o aumento da cultura científica portuguesa. E não é em vão que nos Estados Unidos da América, tem lugar o projecto STAR ("Science Teaching through its Astronomical Roots"), um projecto de utilização da Astronomia para a motivação da aprendizagem das outras ciências. Em toda a União Europeia, é reconhecido um défice de meio milhão de investigadores. Com iniciativas como a deste Boletim, esperamos ter contribuído e poder continuar a contribuir para o desenvolvimento da cultura científica em Portugal.
  Ficam aqui os nossos agradecimentos a todos aqueles, pessoas individuais ou instituições, que ajudaram a tornar possível este nosso serviço público de divulgação científica, numa altura em que este conceito e a sua importância eram ainda muito pouco reconhecidos em Portugal. O nosso pioneirismo nesta área, aliado a uma determinação face às dificuldades colocadas a quem começa algo de novo, levou-nos até onde estamos hoje: dez anos de excelência a levar até aos estudantes, professores e público em geral o fascínio da Astronomia, os mistérios do Universo.

João Lin Yun, Director do OAL
  AGENDA

- Visitas Guiadas ao OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa dispõe de um serviço de visitas guiadas ao seu Edifício Central. Marcações para grupos podem ser efectuadas através do telefone 213616730, fax 213621722, ou através do endereço electrónico visitas@oal.ul.pt

- Próxima Palestra Pública no OAL

Fusão Nuclear: Energia das Estrelas
27 de Maio 2005, 21h30
pelo
Prof. Doutor Carlos Varandas

O Observatório Astronómico de Lisboa oferece palestras públicas mensais, de entrada livre, no Edifício Central sobre temas de Astronomia e Astrofísica, normalmente na última 6.ª feira de cada mês às 21h30. No final de cada palestra e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações de corpos celestes com telescópio. Mais informações consulte: http://www.oal.ul.pt/palestras/

 

Ficha Técnica

O Observatório é uma publicação do Observatório Astronómico de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa, Telefone: 213616739, Fax: 213616752; Endereço electrónico: observatorio@oal.ul.pt; Página web: http://oal.ul.pt/oobservatorio. Redacção e Edição: José Afonso, Nuno Santos, João Lin Yun. Composição Gráfica: Eugénia Carvalho. Impressão: Fergráfica, Artes Gráficas, SA, Av. Infante D. Henrique, 89, 1900-263 Lisboa. Tiragem: 2000 exemplares. © Observatório Astronómico de Lisboa, 1995.

© 2005 - Observatório Astronómico de Lisboa