Go backward to Notícias
Go up to Top
Go forward to Fotografia Astronómica (III)

Os Nomes das Estrelas
(Palestra do Mês)

"Ensinai-me o nome das estrelas", pedia a Marquesa de G. a Fontenelle na 1a noite dos seus "Entretiens sur la pluralité des Mondes" -- a 1a obra de divulgação astronómica (1686).

Um estranho encanto e mistério envolve os nomes das estrelas: Vindemiatrix, Polux, Procyon, Canopus, Albireo, Mizar... Como apareceram? Que significam?

Pegando ao acaso numa publicação astronómica actual, encontramos, para designar estrelas, expressões tão variadas como, Sirius, 61 Cyg, RR Dor, SAO 2600, Goombridge 1800, PSR 1257+12b... Elas reflectem a sucessiva complexidade da denominação estelar; é evidente que, com os milhões de estrelas que os telescópios modernos nos revelam, terá de haver um critério de identificação totalmente diferente do dos primitivos astrónomos.

Virgílio (séc. I a.C.), diz que sem dúvida foram os marinheiros que, pela 1a vez, sentiram a necessidade de distinguir as estrelas "Então o timoneiro conta as estrelas e dá-lhes nomes: estas são as Pleiades, estas as Hyades, aquelas a Ursa, a brilhante filha do Liacon" (Geórgicas). Mas, sem dúvida, variados foram os contributos. Os agricultores, marinheiros e sacerdotes da Babilónia, Egipto e Grécia, muito antes do nascimento de uma verdadeira astronomia, nomearam os pontos luminosos mais evidentes que, de noite, enxameavam a abóbada celeste.

Esses nomes, mais ainda que os das constelações, revelam-nos as èpocas e as culturas passadas de que eles são testemunhas e reflectem o fluir da astronomia ao longo da História. Assim, aparecem-nos nomes clássicos, árabes ptolomaicos, árabes tradicionais, e alguns, se bem que poucos, actuais. Para citar apenas alguns exemplos:

O conhecimento da nomenclatura estelar, será, estamos certos, um convite à contemplação do céu. Foi talvez ao observar a abóbada celeste, que se colocaram ao homem os primeiros "porquês". Como disse Platão (séc. IV a.C.) no Timeu: "Foram o dia e a noite, os meses, os períodos regulares das estações, os equinócios, os solstícios, tudo coisas que observamos, que originaram a invenção dos números, nos deram o conhecimento do tempo, e permitiram especular sobre a natureza do Universo".

Dra. Alfredina do Campo



Prev Up Next