Antes de mais queremos desejar um Bom Ano 1999 para todos da parte de todo o grupo do Observatório Astronómico de Lisboa.
Durante o ano que agora começa terá lugar um fenómeno astronómico muito interessante e impressionante, visível parcialmente em Portugal. Trata-se de um eclipse do Sol, no dia 11 de Agosto. Este eclipse será total no Norte de França, Sul da Bélgica e Sul da Alemanha, e em Portugal ver-se-á o eclipse parcialmente, a mais de 70 %. Nos próximos números deste boletim daremos informações práticas sobre como observar este fenómeno. Mas, para começar bem o ano, queria dizer algo sobre 1999. Muitas pessoas pensam, e já se nota alguma histeria à nossa volta, que este será o último ano do século XX, e do segundo milénio, e que a Terra perecerá de certeza !! No entanto, para a mudança de século e de milénio ainda teremos que esperar mais 2 anos, pois é o ano 2001 o primeiro ano do século XXI e do terceiro milénio. O nosso calendário é o chamado calendário gregoriano. Tem como ano de referência o ano em que se pensa que Cristo nasceu, embora pareça que o verdadeiro nascimento teve lugar alguns anos antes. Este ano é o ano 1 do século I, do primeiro milénio. O ano antes do ano 1 é o ano -1, portanto o ano zero nunca existiu! O século II começou passados 100 anos, ou seja no ano 101, etc.
Há uma outra razão para que a Terra não pereça no ano 2000. Existem diferentes eras, por exemplo, a era israelita, que passará para 5760 no pôr do Sol do dia 10 de Setembro deste ano, ou a era de César (também hispânica) utilizada em Portugal até 1422, que verá o ano 2037 no dia 14 de Janeiro. E há mais; a era islâmica, a era Saka (indiano reformado), a era chinesa, a era bizantina...... São todos anos muito diferentes, que não têm nada de especial nos seus números....será que só a Europa e as Americas tombarão?
Enfim, penso que não, e parece-me mais saudável não nos preocuparmos muito, pois já temos bastantes outras coisas com que nos preocupar.
MRS