Go up to Top
Go forward to Boas Festas

EDITORIAL

Quem se dispôs a observar a chuva de estrelas na noite de 17 para 18 de Novembro, foi recompensado com um belo espectáculo. Efectivamente, e contrariamente ao que sucedeu o ano passado, este ano o espectáculo mereceu uns quantos ossos gelados e algumas constipações.

De norte a sul do país observou-se, com origem na cabeça do Leão, uma queda de meteoros espantosa, com contagens superiores a alguns milhares de objectos por hora em certos sítios. Alturas houve em que a "chuva" era tão intensa que se viam vários objectos a riscarem o céu ao mesmo tempo. O máximo da actividade acorreu por volta das duas da manhã como tinha sido previsto pelos cientistas. Os leonidas estiveram assim bastante presentes nessa noite, compensado largamente a sua ausência do ano passado.

Este fenómeno deve-se ao facto da Terra ter atravessado uma nuvem de poeiras particularmente densa, originária do cometa 55P/Temple-Tuttle, cuja órbita cruzou a da Terra deixando assim poeiras "frescas" nas redondezas. Estas poeiras, que têm diâmetros da ordem dos centímetros, quando "chocam" com a Terra penetram na atmosfera a uma velocidade de dezenas de quilómetros por segundo. Neste processo são travadas bruscamente por fricção, entrando assim em combustão e desaparecendo em traços luminosos que podemos observar como "estrelas cadentes". Esta é aliás uma das vantagens de estarmos protegidos (literalmente) pela atmosfera terrestre. Se assim não fosse cair-nos-iam constantemente "estrelas" na cabeça. Para quem nao lhe apeteceu apanhar frio ou achou que este ano ia ser trazer uma desilusão igual à do ano passado (ver o boletim de Dezembro 1998, Vol. 4, No10) terá nova oportunidade nos dois ou três anos que vêm. As previsões para os próximos anos são muito positivas, e com as observaçõesfeitas este ano poder-se-á fazer uma melhor previsão da actividade esperada. No futuro publicaremos mais sobre os resultados das observações feitas no mundo e particularmente em Portugal da chuva de meteoros do passado mês, os Leonidas.

MRS e MSR



Up Next