Go up to Top
Go forward to Missões Espaciais Astronómicas

EDITORIAL

Páscoa e Página do Leitor

Para os que se interrogam pelo facto da Páscoa ser tão tarde este ano e por isso as férias nunca mais chegarem, aqui vai a explicação e ... paciência para a espera!

O Domingo de Páscoa (dia 23 de Abril este ano) é definido como o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia após o início da primavera astronómica, que acontece no momento em que o Sol cruza o equador celeste de Sul para Norte (equinócio da primavera). Ora, este ano, o equinócio da primavera deu-se no dia 20 de Março às 7 horas e 35 minutos e a Lua Cheia tinha acontecido aproximadamente às 5 da manhã desse mesmo dia (ver página 7 do boletim de Março), ou seja pouco antes do equinócio. Temos assim que esperar pela próxima Lua Cheia que será dia 18 de Abril (ver página 7 deste boletim), terça-feira e por isso o Domingo de Páscoa calha no domingo logo a seguir, dia 23 de Abril.

Este ano o Domingo de Páscoa é o mais tardio desde 1943. Só em 2011 será outra vez tão tarde no ano (24 de Abril). Pela definição dada aqui nota-se que a Páscoa nunca será mais tarde que o dia 25 de Abril do ano em questão.

Aqui fica a explicação para os mais apressados e um exemplo de como os fenómenos astronómicos nos afectam no nosso dia-a-dia...

Como alguns leitores mais atentos já devem ter reparado desde há dois números para cá que a Página do Leitor não nos tem acompanhado como vinha sendo hábito. As vossas contribuições não têm "chovido" por aqui. Assim, pedimos que nos escrevam falando das vossas actividades astronómicas, na escola e/ou fora dela, de modo a que essa vossa experiência possa ser partilhada com todos os que se interessam por estas coisas da Astronomia. Vá, todos ao trabalho, alunos e professores sem excepção.

MSR e MRS



Up Next