Mas quão vasto será realmente o conhecimento médio do cidadão europeu sobre Física? Eis uma oportunidade única para aprender mais sobre esta fascinante disciplina.
Três das mais importantes organizações europeias de investigação estão a organizar, desde Fevereiro de 2000, um programa único que abrange toda a Europa e se destina a despertar a consciência do público para as Ciências Físicas e afins.
A "Física no Palco" ("Physics on Stage"), tal como se designou este programa (que aconteceu pela primeira vez em 1993), foi lançada pelo Laboratório Europeu de Física das Partículas (CERN), pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), e conta com o apoio da União Europeia. Outros parceiros são a Sociedade Europeia de Física (EPS) e a Associação Europeia para o Ensino da Astronomia (EAAE).
Este entusiástico e inovador programa educacional culminará na Semana Europeia da Ciência e da Tecnologia, um verdadeiro Festival da Ciência que está agendado para a semana de 6 a 11 de Novembro do corrente ano, e que decorrerá nas instalações do CERN, situado na fronteira franco-suiça, próximo de Geneva.
O objectivo principal da "Física no Palco" consiste em chamar a atenção do cidadão comum para a Física e atrair jovens para o estudo desta disciplina. Contará com uma série de actividades reunindo, ao mesmo tempo, os cientistas e educadores de maior destaque, as entidades governamentais e a comunicação social. A curto termo, espera-se que esta iniciativa incuta entusiasmo e forneça novos materiais didácticos para o ensino da Física. O objectivo a longo termo é o de dar origem a novos desenvolvimentos nesta área, ao proporcionar que especialistas se encontrem por toda a Europa, trocando ideias e desenvolvendo conceitos inovadores.
A "Física no Palco" é uma iniciativa lançada em 22 países europeus, contando cada um deles com um Comité Nacional que será o responsável pelos programas levados a cabo a nível nacional. O contacto do Comité português é:
Dra. Ana NoronhaNa primeira fase deste programa, ou seja, até Outubro, cada Comité colaborará com a comunicação social para desenvolver e identificar, a nível nacional, iniciativas novas e estimulantes no campo do ensino da Física. Estas poderão incluir exposições, experiências interactivas, apresentações de vídeos e CD-Roms, aplicações na internet, realidade virtual, peças de teatro, conferências, etc. Competições propostas em cada país irão seleccionar as melhores ideias para materiais didácticos, cujo desenvolvimento consequente receberá apoio da "Física no Palco".
Ministério da Ciência e da Tecnologia
Unidade Ciência Viva
Av. dos Combatentes, 43 A-10B
1600 Lisboa.
O Festival de Novembro, ponto alto desta iniciativa que contará com a presença de 400 delegados no CERN, será também a altura em que os vencedores dos concursos nacionais se juntarão a professores de ciências, membros da comunicação social e editores na área da Ciência, cientistas, representantes dos ministérios e das organizações europeias para, em conjunto, pensarem em soluções futuras para propulsionar a popularidade da Física. O público europeu poderá contar com a transmissão televisiva e divulgação na restante comunicação social dos eventos mais importantes da semana, assim como das novas propostas educativas.
A semana da Física aconteceu pela primeira vez em 1993 por iniciativa
da Comissão Europeia. Despertar a consciência pública para a Ciência
e a Tecnologia é, actualmente, uma acção claramente definida no
âmbito do Programa do Potencial Humano do Quinto Programa de
Infraestruturas Europeu.
Mais informações sobre a "Física no Palco" podem ser
encontradas na internet, em:
http://www.estec.esa.nl/outreach/pos/
http://www.eso.org/outreach/spec-prog/pos/
http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2000/pr-04-00.html/.
CL