Go up to Top
Go forward to Galáxias "Barulhentas"

EDITORIAL

Semana da Ciência e da Tecnologia

Decorreu, de 19 a 25 de Novembro, e no âmbito de uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana da Ciência e da Tecnologia. Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? O que investigam? Que resultados obtêm? Estas são algumas das questões às quais este evento pretendeu dar uma resposta junto do público português.

Deste modo, e durante cinco dias, instituições científicas, universidades, escolas e museus abriram as suas portas, proporcionando à população oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas das diferentes áreas. No âmbito desta iniciativa, o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) esteve de portas abertas ao público nos dias 22 e 23 de Novembro, tendo recebido a visita de algumas dezenas de pessoas curiosas em saber como é que se trabalha em Astronomia profissional no nosso país. Foi uma oportunidade para se conhecer e conversar com os investigadores do CAAUL e de descobrir um pouco mais sobre Astronomia e Astrofísica. A forma como as estrelas nascem, vivem e morrem, o facto de nós próprios sermos feitos de matéria que veio das estrelas, a formação do nosso Sistema Solar, os processos energéticos que fazem com que algumas galáxias brilhem de uma forma intensa, foram alguns dos temas abordados nesses "dias abertos".

Ainda integrado na Semana da Ciência e da Tecnologia, o CAAUL participou no Consultório Científico destinado a responder a perguntas postas pelo público através da Internet. "O que são as Leónidas" - pergunta à qual damos resposta na página 6, e "Quando é o próximo eclipse?" foram algumas das questões postas aos investigadores do CAAUL. É, no entanto, necessária uma maior divulgação destes eventos, de modo a que tenham uma participação ainda maior do público. A divulgação do conhecimento científico é condição essencial para que exista uma base de apoio alargada junto da população, e é, também, um dever que a comunidade científica deve ter presente, pois a Ciência não deve ser um conjunto de actividades fechadas sobre si, mas sim uma actividade posta ao serviço de todo o cidadão.

Doutor José Carlos Correia

Palestra de Dezembro

Em virtude da epoca natalícia que se aproxima, a palestra pública deste mês terá lugar dia 21 de Dezembro, sexta feira, às 21h30m, e não na última sexta-feira do mês. A palestra será proferida pelo Doutor Rui Agostinho que nos falará sobre o nosso "Lar doce lar: a Via Láctea". Aproveitamos ainda a oportunidade para desejar umas Boas Festas a todos os nossos leitores, com a promessa de estarmos de volta no próximo ano.



Up Next