No mês de Março de 2015 as NOAL celebram o seu 5º aniversário e as palestras públicas 21 anos de existência.
A actividade das NOAL deste mês, que será realizada no sábado 28–Março–2015, será de Festa e repleta de surpresas…
A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.
A palestra é subordinada ao tema “Do Big Bang à Via Láctea”, proferida por David Sobral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Atenção:
- Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
- É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.
“Do Big Bang à Via Láctea”
O Universo está “quase” a completar 14 mil milhões de anos, altamente produtivos. Durante todo este tempo, centenas de milhares de milhões de galáxias formaram-se e evoluíram, num ambiente muitas vezes agressivo, e em constante mudança. Sábado, dia 28 de Março, venha ao Observatório Astronómico de Lisboa viajar no tempo e no espaço e saber mais sobre como é que galáxias como a nossa Via Láctea mudaram e cresceram ao longo do tempo cósmico.
Nota Biográfica:
David Sobral é Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorado em Astronomia pela Universidade de Edimburgo. Atualmente é Investigador FCT no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e no Observatório de Leiden, onde lidera uma equipa de jovens investigadores. Contribui ativamente para compreender como galáxias como a nossa se formaram e evoluíram ao longo do tempo, incluindo a descoberta das galáxias mais distantes e o estudo pormenorizado de galáxias mais próximas. É também o representante de Portugal no comité de Utilizadores do ESO, membro do painel de avaliação de propostas do ESO, e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia. Para além da Ciência, sempre se interessou pela escrita/literatura e pela simplificação das mais variadas ideias, para lutar contra algum elitismo. Gosta de mostrar que, com trabalho e motivação nada é impossível, e de explorar caminhos opostos aos que a maioria segue.
|