No dia 26–Fevereiro há mais uma “Noites de Ciências” na FCUL. As actividades são gratuitas, sem inscrição, sempre na última 6ª feira de cada mês. São dirigidas ao público não especialista mas curioso do conhecimento científico. Venha e fascine-se nas Ciências!
A palestra terá videodifusão ao vivo no site da FCCN: http://live.fccn.pt/ulisboa/fcul/noitesdeciencias/
Os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha). A actividade inicia-se às 20:00 e tem duas componentes:
1) 20:00 – 21:30 Há diversas actividades para ver e participar:
— “Ondas Gravitacionais” pelos profs. Paulo Crawford e José Pedro Mimoso do Departamento de Física da FCUL/IA: apresentação e discussão das imagens e videos disponibilizados pelo “Advanced” Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), que consiste em dois detectores nos EUA, um no estado de Washington, e outro no Louisiana. Venha participar numa conversa informal sobre estes conceitos, em preparação para o debate às 21:30.
— “A Matemática das Ondas” pelas profªs Suzana Nápoles e Margarida Oliveira do Dep. de Matemática da FCUL e eng. Sérgio Oliveira (LNEC/ISEL). Mostrar-se-ão os efeitos das ondas sísmicas em estruturas, com o programa interactivo EquakeStruct.exe. Os utilizadores apreendem o conceito de frequências naturais e modos de vibração, explorando-se o caso duma barragem, duma ponte e dum edifício de grande altura. Pode-se ainda ver os indesejados efeitos de ressonância que ocorrem devido a vibrações atuantes com frequências coincidentes com as naturais da estrutura.
– Observação Astronómica:
O estado do tempo permitindo haverá observação ao telescópio da Lua e doutros astros.
2) Às 21:30 (no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3):
— Mesa Redonda – Palestra “Ondas Gravitacionais: Passado, Presente e Futuro da TRG” pelos profs. Vitor Cardoso do IST/CENTRA, Paulo Crawford e José Pedro Mimoso do Departamento de Física da FCUL/IA.
Simulação numérica de ondas gravitacionais (a cor laranja) emitidas pelas órbitas espiraladas (a cor azul) de dois buracos negros que se fundem. Imagem de C. Henze/NASA.
O anúncio da deteção de ondas gravitacionais a 11 de Fevereiro pelo LIGO, experiência para a detecção de ondas gravitacionais nos EUA, marca a história da Física no séc XXI pois constitui a quarta prova da Teoria da Relatividade Geral (TRG). Este evento começa com uma breve apresentação pelo prof. Vitor Cardoso que é um dos grandes especialistas neste tema que trabalhou no LIGO. Segue-se a mesa redonda com a participação de dois conhecidos “relativistas” investigadores e professores da FCUL, cujos conhecimentos prometem um debate emocionante abrangendo todos os aspectos históricos, como as expectativas sobre o futuro da TRG. Esta é uma oportunidade única para entender a importância desta medição, interrogando e ouvindo as explicações de 3 especialistas na TRG.
A 14-set-2015 foram observados dois sinais semelhantes em ambos os detectores do LIGO (imagens de topo). Em baixo estão os sinais esperados e produzidos pela fusão de dois buracos negros de 29 e 36 Msol, que irradiam o equivalente a 3 Msol.
|