Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Noites no Observatório (Abr 2016)

astronovasCabecaIhoWeb

Noites no Observatório (Abr 2016)

ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 30–abril–2016 no Planetário Calouste Gulbenkian. A sessão deste mês terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “As Galáxias e o Infinito”, por Fernando Buitrago, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

“As Galáxias e o Infinito”

Nas civilizações da antiguidade, quando as pessoas olhavam para o céu, procuravam sempre o infinito. O conceito de distância cósmica tem mudado muito com o tempo, não somente com a história das descobertas científicas, mas também com o conceito do próprio tempo. Nesta palestra irei dar a conhecer as escalas dos maiores astros e como os cientistas ainda têm dificuldade em compreender alguns mistérios em estudo. Em resumo, perceberemos a razão pela qual o infinito nos cativa e o quão sozinhos estamos neste Universo que parece não ter fim (ou talvez tenha?).

Nota Biográfica:

Fernando Buitrago é licenciado em Física e Engenharia Informática pela Universidade de Salamanca. Após tirar o seu mestrado nos telescópios das Ilhas Canárias, obteve o seu doutoramento na Universidade de Nottingham estudando as maiores galáxias do Universo. Trabalhou durante vários anos no Observatório Real de Edimburgo e atualmente é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Gosta imenso de desfrutar das praias da Costa da Caparica.

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa
PORTUGAL

Anular subscrição | Gerir subscrição

Não consegue visualizar esta mensagem correctamente? Visualize-a no seu browser