Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Noites no Observatório (Out 2016) - “Wormhole – atalhos no espaço-tempo”

astronovasCabecaIhoWeb

Noites no Observatório (Out 2016)

ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 29–outubro–2016 no Planetário Calouste Gulbenkian. A sessão deste mês terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Wormholes – atalhos no espaço-tempo”, por Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

“Wormhole – atalhos no espaço-tempo”

Existem soluções das equações de Einstein que descrevem túneis, ou wormholes, transitáveis no espaço-tempo. Poder-se-á utilizar uma geometria destas para efetuar viagens interstelares rápidas? Esta questão tem sido avançada nos últimos tempos. No entanto, a matéria que constitui um tal wormhole (transitável) tem densidade de energia negativa, o que viola algumas condições de energia fundamentais. Por isso, ela é designada por matéria exótica. Apesar desta e doutras dificuldades, não existe uma prova irrefutável da inexistência de wormholes, pelo que nada nos impede de os considerar possíveis.

Nota Biográfica:

Francisco Lobo é doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século. Para além da investigação científica, onde lidera o grupo da Cosmologia do Instituto de Astrofísico e Ciências do Espaço, está envolvido em atividades de formação e de divulgação.

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa
PORTUGAL

Anular subscrição | Gerir subscrição

Não consegue visualizar esta mensagem correctamente? Visualize-a no seu browser