Asteroide Bennu no Dia de São Valentim

Um presente especial para os apaixonados de Astronomia no Dia dos Namorados é a presença do asteroide Bennu que estará localizado no céu à direita de Marte. No entanto só será possível observá-lo com a ajuda de um telescópio, pois é muito fraco para se ver a olho nu. Veja na imagem abaixo a sua localização, estará à direita do planeta Marte na direção sudoeste, a uma distância da largura de um punho com o braço estendido. No dia 14, olhe para o céu e ofereça um momento especial à sua cara-metade!

Fig. 1 – No dia 14 de fevereiro pelas 20:00 horas observação do planeta Marte e do asteroide Bennu a sudoeste.

O Asteroide Bennu foi descoberto pela primeira vez em 11 de setembro de 1999 pelo projeto Lincoln-Near-Earth Asteroid Research (LINEAR). Após as observações de acompanhamento na determinação precisa de sua órbita, verificou-se que a cada seis anos a órbita de Bennu passa relativamente perto da Terra (em 2018, por exemplo, o asteroide ficou a 0,352 UA), oferecendo aos astrónomos melhores oportunidades para visualizar o asteroide com telescópios.

Note-se que circulam na internet notícias pouco rigorosas informando que o “asteroide do apocalipse” poderá ser visto a olho nu no céu no dia de São Valentim. Além de não ser visível a olho nu, o nome “asteroide do apocalipse” é exagerado. O que acontece é que é um asteroide classificado como potencialmente perigoso, pois foi calculado que existe uma probabilidade não nula de vir a colidir com a Terra entre 2175 e 2196. No entanto, essa probabilidade de colisão é muito pequena, de apenas 0,037%, e mesmo que viesse a acontecer nessa altura, o dano estaria longe de ser apocalíptico, já que o impacto de um asteroide de diâmetro de 500 metros é local e não global.

Créditos de imagem: NASA / Asteroide Bennu

Bennu tem ainda a particularidade de ser o asteroide escolhido pela NASA como alvo da missão OSIRIS-REx  da NASA. Esta sonda entrou na orbita do asteroide Bennu em dezembro de 2018 e irá recolher uma pequena amostra do asteroide que será trazida de volta à Terra para análise em 2023.

 

Vénus e Saturno

Na madrugada de dia 18, Vénus e Saturno farão um par bonito na direção sudeste a uma hora antes do nascer do sol.

 

Alinhamento de Vénus, Saturno e Júpiter

Na manhã do dia 27, Vénus e Saturno separaram-se, e formam um alinhamento com Júpiter, na presença da Lua em fase minguante. Estarão perto do horizonte na direção sudeste aproximadamente a uma hora antes do nascer do Sol.

Fig. 2 – No dia 27 de fevereiro pelas 05:30 horas observação do alinhamento entre os planetas Saturno, Vénus e Júpiter a sudeste.

Oportunidade para observar Mercúrio

Não esquecendo Mercúrio também pois fará a sua melhor exibição do ano no dia 27, para os observadores no Hemisfério Norte. Procure um horizonte limpo, olhe para oeste, logo após o pôr-do-sol. Mercúrio estará apenas 10 graus acima do horizonte a uma distância da largura de um punho com o braço estendido. Este pequeno planeta está mais perto do Sol do que da Terra, e se move muito rapidamente na sua órbita, o que significa que está escondido no brilho do Sol a maior parte do tempo durante o ano. Consulte aqui toda a informação sobre a “Observação de Mercúrio” e sobre a “Visibilidade de Mercúrio em 2019”.