A actividade mensal das NOAL será realizada no sábado 29–Junho–2013. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.logoNOALtxtTransp_iconWeb

A palestra é subordinada ao tema “Quantos anéis de Ouro são produzidos numa Supernova?“, proferida pelo Doutor Daniel Galaviz (CFNUL).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.

Quantos anéis de Ouro são produzidos numa Supernova?

As estrelas são as grandes fábricas de elementos químicos do nosso Universo. Nelas são sintetizados a partir do hidrogénio e do hélio todos os átomos que conhecemos na natureza, em diferentes etapas da sua evolução e incluindo a de supernova.

Remanescente da supernova do Caranguejo (Touro), observada em 1054 pelos chineses. No centro está uma estrela de neutrões e pulsar de 33 ms. A emissão de raios X aparece em azul.

Nesta palestra iremos dar um passeio pelas diferentes fases da vida de uma estrela dando atenção aos núcleos atómicos que se produzem e as suas quantidades relativas, o que nos permite entender a distribuição das abundâncias desses elementos na natureza.

Escala logarítmica das abundâncias dos elementos atómicos no universo, integrada na ponte em Lisboa (© Daniel Galaviz, conferência internacional Nuclear Physics in Astrophysics, 2013).

Escala logarítmica das abundâncias dos elementos atómicos no universo, integrada na ponte em Lisboa (© Daniel Galaviz, VI conferência internacional Nuclear Physics in Astrophysics, Lisboa 2013).

Daniel Galaviz Redondo é investigador no Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa (CFNUL) e lecciona no Departamento de Física da FCUL.