Página - 1* "O Observatorio" chega ao fim... Com as suas portas abertas, o OAL continua à sua espera 2* Adeus ou Até breve...?!
* Agenda
3* Histórias de galáxias
* Quasares à beira da revelação
4* Investigação Científica no Observatório Astronómico de Lisboa: Astronomia portuguesa de excelente qualidade 5* O Papel do OAL na promoção da cultura científica 6 7* O Céu de Dezembro
* Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
(Versão do Boletim em PDF)

Para Observar em Dezembro

VISIBILIDADE DOS PLANETAS

Mercúrio: Poderá observar este planeta como estrela da manhã até ao dia 21. Mercúrio passará perto de Júpiter dia 10.

Vénus: Começará a ser visível no início de Dezembro como estrela da tarde. A sua visualização vai melhorando com o avançar do mês, à medida que o seu ocaso ocorre cada vez mais tarde.

Marte: Será visível como estrela da manhã. Na primeira semana do mês ainda podemos encontrar este planeta na constelação da Balança, passando depois por Escorpião.Em meados do mês, entrará em Ofiuco. Marte passará perto de Júpiter no dia 12 e próximo da estrela Antares, a primeira estrela da constelação do Escorpião, a 19 deste mês.

Júpiter: Poderá ser observado, antes do nascer do Sol, na constelação do Escorpião,onde permanecerá até ao final do ano, excepto no dia 20 em que atravessará muito rapidamente a constelação de Ofiuco.

Saturno: Poderá observar-se este planeta durante mais de metade da noite.

Urano e Neptuno: Com a sua elongação Leste a diminuir gradualmente, Urano só será visível no início da noite. Neptuno poderá ser observado apenas ao início da noite. Para observar estes planetas será necessário um telescópio.


Alguns Fenómenos Astronómicos

7 de Dezembro - A partir desta data e até dia 17 de Dezembro, podemos assistir à "chuva de meteoros" das Geminidas que terá actividade máxima no dia 14. Este nome provém do facto de parecer que o fenómeno ocorre num ponto localizado na constelação dos Gémeos. Todos os anos é visível esta "chuva de meteoros", que ocorre quando a Terra atravessa a órbita do asteróide 3200 Phaeton.

22 de Dezembro - Solstício de Inverno, às 00h20m. O Sol passará no ponto mais a Sul da sua trajectória celeste anual. Será o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Fases da Lua
Quarto Crescente27 Dez - 15h
Lua Cheia05 Dez - 00h
Quarto Minguante12 Dez - 15h
Lua Nova20 Dez - 14h
Maarten Roos Serote
Catarina Fernandes
Carla Natário

Astro Sudoku

Complete a grelha de modo a que cada linha, coluna e grelha 3x3 contenha as letras ACEILORTV. Depois da grelha totalmente preenchida, descubra o nome de uma galáxia, de uma estrela e de duas luas do Sistema Solar. Os nomes destes objectos poderão estar escritos segundo qualquer direcção e sentido.

© 2006 - Observatório Astronómico de Lisboa