Go up to Top
Go forward to O Céu do Mês de Maio

EDITORIAL

Cumprem-se dois anos desde que teve início o projecto de elaborar uma publicação de informação astronómica de rigor científico mas acessível ao público, em língua portuguesa e com carácter periódico. É com muito gosto que fazemos chegar esta informação a cerca de oitocentas escolas secundárias, institutos e universidades do país. Pensamos contribuir assim para vários objectivos.

O primeiro de entre eles é certamente o de auxiliar a tarefa do professor, seja no apoio à compreensão de matérias astronómicas seja no despertar de interesse nos alunos pela Ciência. O segundo objectivo atingido será certamente o de divulgar a Astronomia/Astrofísica pelo nosso país, tão carenciado em informação rigorosa mas acessível. Não menos importante é o objectivo de provar que, mesmo nos dias que correm, é viável um projecto puramente cultural, de carácter não-lucrativo, e que visa a melhoria das condições de vida dos cidadãos através de formação cultural. Finalmente, através desta publicação, gostaríamos de encorajar os professores na sua tarefa nobre de educadores, relembrando toda a população, e as autoridades em particular, da necessidade de dignificação desta tarefa: a de formar os jovens no gosto pela cultura (científica, artística e humanística).

Ao entrarmos no 3o ano de publicação, passamos a oferecer mais um serviço ao público a obtenção de O OBSERVATÓRIO através da Internet. Para isso, deverá aceder à página WWW do Observatório Astronómico de Lisboa e a partir daí seguir os links devidamente identificados, que o conduzirão às páginas que desejar.

Desejamos agradecer a todos os que têm tornado possível esta publicação, em particular aos estudantes que para ela têm contribuído com os seus artigos e o seu entusiasmo contagiante, e à JNICT pelo seu apoio financeiro. Agradecemos também ao público e à população de professores e alunos do ensino secundário, a quem encorajamos uma maior participação, enviando-nos perguntas e comentários. Reiteramos mais uma vez o nosso gosto em partilhar com todos o fascínio dos fenómenos do céu e em contribuir para o desenvolvimento em Portugal desta bela ciência que é a Astronomia e Astrofísica.



Up Next