Go up to Top
Go forward to Palestras mensais Hora de Verão

EDITORIAL

O milénio já acabou!

E agora está outro milénio a acabar! e neste momento acaba ainda outro milénio!

Hoje em dia todos falamos de milénios e de eles "acabarem", mas ninguém diz a que milénio se refere. Considerando que um milénio é o intervalo de tempo de 1.000 ANOS COMPLETOS, podemos sempre dizer que em cada instante termina o milénio que começou há exactamente 1.000 anos atrás.

Neste sentido, comemorar o fim do milénio é comemorar o facto da Terra acabar de dar 1.000 voltas completas ao Sol! Como o ponto de partida pode ser arbitrário, em cada instante existe sempre um milénio a acabar.

Grandes notícias são estas! Podemos agora, e com justa causa, fazer festas todos os dias e extravagâncias loucas, para celebrar o fim dum milénio. Podemos ainda apresentar ao público um contador decrescente de quantos dias faltam. Só que apresentaria diariamente as palavras "Faltam 0 dias", justificando assim os planos loucos de festejos diários. Ou podemos aproveitar os saldos dos preços, comemorativos do fim do segundo milénio que vem aí. Ou ainda, etc., etc., etc.

Mas de que segundo milénio fala esta gente? Talvez daquele que acaba em 31 de Dezembro de 1999. Muito bem! E quando começaram estes dois milénios? Há exactamente 2.000 anos atrás, ou seja, no dia 1 de Janeiro do ano 1 AC (Antes de Cristo). Sim sim, ano 1 AC, pois no dia 31 de Dezembro de 1999 ainda só se terão completado 1999 anos do calendário Cristão. Ora, para acrescentar 1 ano e perfazer 2.000 anos, temos de começar a contar 1 ano atrás, ou seja no dia 1 de Janeiro de 1 AC. Parece que vamos comemorar com pompa e louvor, o final dos dois milénios que vão de 1 de Janeiro de 1 AC, a 31 de Dezembro de 1999!

Temos todo o direito de o fazer, tal como podemos celebrar um final de milénio todos os dias 31 de Dezembro! Fica ao desejo de cada pessoa celebrar o que bem entender. Só podiam era explicar o que estão a celebrar.

Por exemplo, há quem vá celebrar os algarismos 0, 1, 2 e 9 neste final de ano! Pois bem, está no seu direito. Votos de que a festa seja grande.

RJA



Up Next