Go up to Top
Go forward to Filme de alta resolução do eclipse de dia 11 

EDITORIAL

Eclipses e leitores

No dia 11 do mês de Agosto tivemos todos a oportunidade de assistir a um eclipse do Sol, parcial em Portugal e total em grande parte da Europa e Médio Oriente. Foi um acontecimento extraordinariamente mediático, já que a faixa da totalidade atravessou uma região densamente populada (ver boletim de Junho de 1999) e foi por isso observado por muitos milhões de pessoas.

Em Portugal, como em toda a parte, embora o espectáculo não tenha sido de alguns minutos de noite em pleno dia, o que desiludiu algumas pessoas mal informadas que esperavam noite escura às 11 da manhã, houve ainda assim muita gente que se deslocou para observar o eclipse para sítios onde foram acompanhadas por profissionais e amadores que explicavam o fenómemo aos interessados. No Observatório Astronómico de Lisboa, tivemos a visita de mais de 400 pessoas que puderam observar o eclipse através de vários telescópios especialmente preparados para o efeito, com filtros solares. Houve também uma palestra informal ácerca do Sol e imagens que foram transmitidas pela internet para todo o país (ver página 5 deste boletim).

O próximo eclipse total em Portugal, portanto muito mais espectacular, será apenas no século XXIV. A 20 de Junho de 2327 o eclipse do Sol será visto numa faixa de cerca de 265 km de largura e durará cerca de 6 minutos e 21 segundos, o que o tornará o mais extraordinário em 5 séculos! Quem não quiser esperar tanto terá que se deslocar a Madagáscar, Moçambique, Angola, Zambia ou Zimbabué de modo a estar num destes países a 21 de Junho de 2001 onde ocorrerá o próximo eclipse total. Em Portugal e até 2327 teremos que nos contentar com eclipses parciais. Digno de destaque será o eclipse anular de 3 de Outubro de 2005 que será visível no norte do país.

No próximo número e numa página que iremos dedicar ao leitor, publicaremos algumas fotografias do eclipse de 11 de Agosto que nos foram mandadas por um observador apaixonado pelos mistérios dos céus. Contamos com a vossas contribuicões para esta nova página, onde haverá espaço para a vossa participação.

MSR



UpNext