Go up to Top
Go forward to Agência Espacial Europeia

EDITORIAL

Nova

Quem acha que os amadores da astronomia não contribuem para o avanço desta ciência está errado. No dia 1 de Dezembro do ano passado foram recompensados os esforços contínuos e a perseverança de Alfredo Pereira, observador amador do Cabo da Roca. Quando observou a zona da constelação da Águia no princípio da noite, na direcção Oeste, o Alfredo reparou numa estrela que não estava lá antes!... ou melhor, estava mas era tão pouco intensa que só podia ser observada só com telescópios potentes. De facto, o brilho desta estrela aumentou de repente de um factor dez mil, e por isso tornou-se visível (praticamente a olho nu - com uma magnitude visual de 6) para os habitantes da Terra. O Alfredo Pereira reconheceu a importância da sua observaçãoe comunicou-a imediatamente. Tinha acabado de descobrir uma nova.

Uma explosão de nova é um fenómeno que ocorre num sistema binário de estrelas, onde uma das companheiras é uma estrela velha e muito compacta, i.e. de elevada densidade, chamada anã branca e a outra é uma estrela que está a perder matéria, matéria essa que vai caindo na superfície da anã branca (a matéria é "puxada" pela estrela de elevada densidade já que a sua força de gravidade é suficientemente elevada para "roubar" massa à sua companheira próxima). Ao fim de alguns milhares de anos, a massa ganha pela anã branca é tanta que dá origem a reacções termonucleares explosivas, à superfície, perdendo assim a estrela a massa ganha anteriormente. É esta gigantesca explosão que faz com que o brilho da estrela aumente bastante e se possa observar uma estrela que até então tinha passado despercebida.

Foi feita uma comunicação à União Astronómica Internacional ainda no mesmo dia, para que outros astrónomos amadores e profissionais pudessem observar e seguir a evolução do brilho da estrela. Isto é muito importante, pois permite aos investigadores calibrar modelos de evolução estelar e inferir muitas características sobre este tipo de objectos celestes. Mais detalhes sobre a descoberta e resultados científicos desta nova podem ser encontrados na seguinte morada internet:

http://www.jb.man.ac.uk/ tob/novae/aquila2.html

MSR e MRS



Up Next