Go up to Top
Go forward to As galáxias de Seyfert (cont.)

EDITORIAL

Portugal e o VLT

Nos dias 17 e 18 de Abril decorreu no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa uma conferência internacional sobre a Investigação Portuguesa em Astrofísica na era dos grandes telescópios, nomeadamente, do Very Large Telescope (VLT). Este é, na verdade, um conjunto de quatro telescópios, cada um com um espelho cujo diâmetro atinge os 8.2 metros, situado na montanha do Paranal, no deserto de Atacama no Chile. É a jóia mais recente construída pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Desde que entrou em funcionamento, há cerca de um ano, o VLT tem já produzido dados científicos de uma qualidade sem precedentes no que diz respeito às observações realizadas a partir do solo. Esta conferência reuniu os cientistas portugueses aos seus colegas vindos do ESO para trocar ideias sobre os mais variados temas da Astronomia actual, desde os planetas e outros corpos do Sistema Solar, passando pelas estrelas da nossa galáxia e galáxias vizinhas, até aos enxames de galáxias e quasares mais longínquos descobertos até hoje no Universo. A conferência revelou-se tanto mais importante quanto o facto de se estar a aproximar a data na qual Portugal assinará o contrato de adesão definitiva ao ESO, que reúne já vários países europeus: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Itália, Suécia e Suíça. Trata-se do culminar de um período de preparação em que Portugal investiu na formação de jovens cientistas e encorajou o aparecimento e crescimento de instituições de investigação na área da Astronomia e Astrofísica que, a partir de agora, poderão beneficiar largamente desta fantástica oportunidade. A conferência coincidiu com a inauguração da exposição, que aconselhamos vivamente a visitar, " A Astronomia do Novo Século - o Universo visto pelo VLT". Esta exposição está patente ao público até 19 de Maio no átrio do Museu de Ciência, na rua da Escola Politécnica. Funcionará das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 nos dias úteis e das 15h00 às 18h00 aos sábados.

Palestras do Observatório e novo endereço das Astronovas

Foi já retomado o ciclo de palestras públicas organizadas pelo Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) em colaboração, a partir de agora, com o Planetário da Marinha. Assim, não se esqueçam de aparecer, na última sexta-feira de cada mês pelas 21h00, no Planetário de Belém (em Lisboa).

O CAAUL vai continuar a distribuir e-mails com as mais variadas e actuais notícias astronómicas. No entanto, a partir de agora, para aderirem a esta lista devem enviar um correio electrónico a majordomo@oal.ul.pt com a seguinte mensagem no corpo do e-mail: subscribe astronovas.

CL



Up Next