Go up to Top
Go forward to O Máximo Solar e o Verão

EDITORIAL

Sociedade Portuguesa de Astronomia

Foi recentemente criada (a 21 de Dezembro de 1999) a Sociedade Portuguesa de Astronomia. Com a primeira Assembleia Geral a 1 de Abril deste ano, esta Sociedade começou a sua actividade por essa altura, quando os seus orgãos directivos foram eleitos.

Desde há varios anos que a necessidade de uma Sociedade Portuguesa de Astronomia vinha tomando forma. Com o profundo desenvolvimento desta ciência em Portugal, a comunidade científica cresceu imenso nos últimos anos, existindo hoje em dia para cima dos 40 doutorados em Astrofísica. A necessidade de tornar esta comunidade de profissionais coesa e, ao mesmo tempo, permitir uma colaboração mais estreita e fácil com a comunidade amadora e com o público em geral que manifesta interesse por esta ciência, levou à criação da Sociedade Portuguesa de Astronomia.

Esta Sociedade reforça a visibilidade da comunidade portuguesa de astrónomos perante o público, promovendo e apoiando a investigação científica, a formação de profissionais na área e a divulgação desta atraente e fascinante ciência.

Com sede no Porto (no Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Porto) e tendo por objectivo principal a promoção do desenvolvimento, no seu sentido mais lato, da Astronomia em Portugal por todos os meios ao seu alcance, esta associação, sem fins lucrativos, está aberta à adesão de sócios. Todos as pessoas que partilhem destes mesmos objectivos podem propor-se como sócios efectivos, não efectivos, honorários ou beneméritos.

A Sociedade Portuguesa de Astronomia irá brevemente integrar os órgãos internacionais de Astronomia e das ciências espaciais, fortalecendo a afirmação da presença portuguesa nestes domínios e consolidando as ligações com a comunidade astronómica mundial.

Quem desejar saber mais sobre a Sociedade Portuguesa de Astronomia e as suas actividades pode consultar a página da rede http://spa.astro.up.pt

Hora de Inverno

Tendo terminado mais um Verão, chega a altura de mudarmos outra vez para a hora de Inverno, que nos acompanhará durante os próximos 6 meses. Na noite de 28 para 29 de Outubro não se esqueça de atrasar o seu relógio. Assim, quando forem duas da manhã os relógios recuarão uma hora, passando a ser uma hora da manhã

MSR e CL



Up Next