Página - 1- Galáxia espiral NGC7424 2- Editorial: Qual é a verdadeira situação da Ciência em Portugal?
- Quantos braços tem a Via Láctea?
3- Sistemas planetários em formação
- Galáxia bebé revelada perto da Via-Láctea
4- "O País não pode desperdiçar esses jovens"
  (Ramôa Ribeiro)
5 6- Para Observar em Janeiro
  VISIBILIDADE DOS PLANETAS
  Alguns Fenómenos Astronómicos
  Fases da Lua
  Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
- Visitas Guiadas ao OAL
- Próxima Palestra Pública no OAL
7- O Céu de Janeiro
Universo On-Line:
No Rasto de Albert Einstein

  Eis-nos em 2005, Ano Internacional da Física. Ciência fundamental na compreensão e transformação do mundo, chave dos segredos do Universo e motor do desenvolvimento tecnológico, é cada vez menor o número de estudantes que a procuram como área de formação superior. Em nada ajuda uma opinião pública deficiente ou mesmo omissa no que respeita ao seu conteúdo e importância, sobretudo quando compartilham dessa opinião aqueles que detêm o poder. Foi a constatação deste quadro pouco animador que convenceu a comunidade internacional dos físicos da necessidade de partilhar as suas visões com o público em geral e com a classe política, tendo em vista a promoção de uma cultura científica capaz de gerar uma percepção mais clara e justa do que é a Física e do que ela representa para a civilização. Só assim se poderá fomentar o despertar de vocações para esta ciência.
  O ano de 2005 é mais que oportuno para mobilizar vontades e sinergias visando esta finalidade. Completar-se-ão 100 anos sobre a publicação de uma série de artigos que provocaram uma reviravolta na Física, obrigando a repensar o tempo, o espaço, a matéria e a energia. O autor? Um jovem físico alemão, que, depois de algumas tentativas menos bem sucedidas para conseguir um posto universitário, assentara como técnico subalterno na Repartição de Patentes de Berna. Falamos evidentemente de Albert Einstein (1879-1955), que o imaginário popular associa à ideia de genialidade científica, o proponente daquela que é seguramente a mais célebre equação: E=mc2. Nesse admirável ano de 1905, o técnico de patentes que viria a ser um dos maiores cientistas de sempre estabeleceu os fundamentos de três ramos fundamentais da Física: a teoria da relatividade, a teoria dos quanta e a teoria do movimento browniano. Em relação à primeira, note-se que se trata da relatividade restrita, que estabelece a equivalência entre massa e energia (expressa na equação acima referida) e a invariância da velocidade da luz. A relatividade geral, que descreve a relação entre os campos gravíticos e a geometria do espaço-tempo, seria desenvolvida subsequentemente, atingindo a sua forma completa em 1915; a sua primeira exposição sistemática seria publicada no ano seguinte.
  Quem foi, afinal, esse homem de quem amiúde se diz ter sido um mau aluno (o que não é verdade) e que veio a revolucionar a Ciência? Deixamos-lhe aqui um pequeno ciber-roteiro que, começando por obrigatórias referências ao Ano Internacional da Física, o levará pelos meandros da vida e obra de um cientista excepcional, que, longe de ser um génio alheio às coisas mundanas, se revelou como um homem na plena vivência da sua humanidade, nas atribulações pessoais de que a sua vida não foi isenta como no posicionamento frontal que tomou face às grandes questões políticas e sociais do seu tempo.
  Já agora, entre o digitar de um endereço e um clique no rato, não se esqueça de que também à Física devemos essa admirável "galáxia da informação" que é a Internet!

  - Ano Internacional da Física 2005 - enquadramento, objectivos, intervenientes.
  http://www.spf.pt/2005/AIF2005.pdf
  Documento em formato PDF, disponibilizado no sítio da Sociedade Portuguesa de Física.

  - World Year of Physics 2005
  http://www.wyp2005.org
  Sítio central do Ano Internacional da Física.

  - Biografia de Albert Einstein
  http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathemati cians/Einstein.html
  Eis a entrada relativa a Einstein naquela que é uma base de dados de referência no que concerne a biografias de cientistas da área das ciências exactas: MacTutor History of Mathematics (da responsabilidade da Escola de Ciências Matemáticas e Computacionais da Universidade de St. Andrews).

  - EINSTEIN - Image and impact
  http://www.aip.org/history/einstein/
  Excelente sítio dedicado a Einstein, da responsabilidade do Instituto Americano de Física. Cobre as várias facetas da vida e obra do cientista, ao longo de páginas muito bem organizadas e amplamente ilustradas com fotografias. Não faltam sequer ficheiros de som que lhe permitirão, por exemplo, ouvir o professor Einstein a explicar a equação E=mc2, num inglês bem marcado pelo sotaque germânico. Imperdível!

  - Arquivos de Albert Einstein
  http://www.alberteinstein.info
  http://www.albert-einstein.org
  Quem está disposto a ir até às fontes originais, encontrará aqui cerca de 900 digitalizações de manuscritos do cientista, desde material científico propriamente dito até escritos de opinião e diários de viagem. Uma iniciativa da Universidade Hebraica de Jerusalém e do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

  - Gravity Probe B
  http://einstein.stanford.edu
  Sítio da missão espacial que está ser conduzida conjuntamente pela NASA e pela Universidade de Stanford, cujo objectivo é determinar os efeitos que, de acordo com a teoria da relatividade geral, a Terra e a sua rotação induzem no espaço-tempo.

  - http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/
  Página do Prof. Paulo Crawford, especialista em relatividade da FCUL, onde se pode encontrar informação em português sobre Einstein e o Ano Internacional da Física, bem como uma série de ligações relacionadas.


Pedro Raposo
OAL
© 2005 - Observatório Astronómico de Lisboa