Editorial
O Importante Papel dos Pais
No número anterior, referi aqui o importante papel dos professores para a motivação dos estudantes e para a formação de uma população mais qualificada, com implicações de vulto para o saudável desenvolvimento económico e social do País. Impõe-se que trate agora aqui do não menos importante papel dos pais para esse fim.
Nos últimos anos, a evolução da nossa sociedade levou infelizmente a que se tenham tornado frequentes os casos em que os pais, cansados do esforço de trabalho diário, não investem suficientemente no acompanhamento da educação dos seus filhos. Ora, é bem sabido que crianças que são incentivadas e apoiadas pelos seus pais, revelam progressos na aprendizagem e no progresso escolar. Não só o aproveitamento como também o comportamento escolar melhora nitidamente quando as crianças e jovens sentem que aquilo que se passa nas suas escolas é importante para os seus pais, que estes se interessam pelo que acontece nas suas vidas de estudantes.
Há também quem pensará que, por não possuir níveis de escolaridade elevados, seja preferível deixar completamente a cargo dos professores a tarefa da educação dos seus filhos. Ora a educação é cada vez mais um processo integrado, onde a aprendizagem formal representa apenas um dos aspectos da educação de um jovem. Esta aprendizagem formal, que por princípio é feita nas aulas e nas escolas, depende bastante do desenvolvimento integrado de todos os aspectos que constituem uma personalidade em formação e desenvolvimento. O crescimento físico e emocional, a integração social, a relação do jovem com o mundo e consigo próprio determinam fortemente a evolução da aprendizagem formal, das matérias escolares. Por isso, e porque também nestas idades, os pais continuam a ser muito importantes para a relação do jovem consigo próprio, é fundamental que os pais acompanhem também o progresso escolar dos seus filhos, motivando-os para se empenharem em tarefas que podem parecer, de início, menos interessantes.
A participação dos pais na vida escolar em geral, através de uma relação saudável com os professores e os órgãos das Escolas, é altamente desejável e tem lugar em vários países europeus desenvolvidos. Nestes, tomam-se iniciativas que envolvem a participação das famílias dos estudantes em actividades variadas, nas Escolas, ou em saídas de campo, procurando a presença física e emocional dos pais. Em Portugal, não tem sido muito incentivada esta participação. Assim, tem-se verificado um divórcio acentuado dos cidadãos em geral relativamente à educação formal dos seus filhos. A alteração desta situação poderá contribuir fortemente para uma maior eficácia de todo o sistema educativo e consequentemente do progresso do País. Pais e professores constituem dois instrumentos complementares que não podem substituir-se um ao outro eficazmente. Há pois que efectuar esforços para se implementar uma colaboração harmoniosa das familías dos estudantes com os respectivos estabelecimentos de ensino.
João Lin Yun, Director do OAL
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Ficha Técnica
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Redacção e Edição: José Afonso, Nuno Santos, João Lin Yun. Composição Gráfica: Eugénia Carvalho. Impressão: Fergráfica, Artes Gráficas, SA, Av. Infante D. Henrique, 89, 1900-263 Lisboa. Tiragem: 2000 exemplares. © Observatório Astronómico de Lisboa, 1995.
A imagem de fundo da capa é cortesia do ESO.
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