Go backward to Notícias
Go up to Top
Go forward to Galileu/NIMS, espectro-cartografia de Júpiter(II).

Sea and Space

O Programa SEA & SPACE é um projecto de colaborção entre a Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Associação Europeia para o Ensino da Astronomia (EAAE), com ligação à Semana Europeia da Cultura Científica e Tecnologica. Tem como principal objectivo explicar e ilustrar algumas das relações que se podem estabelecer entre os Oceanos e o Espaço. Possui fortes componentes educativas pois está preferencialmente vocacionado para alunos Europeus de dois grupos etários (10-13 e 14-19 anos) e para os seus professores. No entanto, o programa está aberto a outras pessoas e grupos interessados. Dada a natureza deste programa e o seu carácter internacional, multidisciplinar e interactivo, espera-se que tenha um grande impacto mediático no continente europeu. O programa Sea & Space é constituido por cinco sub-programas: Detecção Remota do Meio Ambiente nas Costas Europeias, Navegação, Oceanos de água, O Concurso e o Evento de Lisboa.

1. Detecção Remota do Meio Ambiente nas Costas Europeias

Serão efectuadas observações de áreas costeiras e outras áreas selecionadas, recorrendo ao Satélite de Recursos da Terra (ERS) da ESA. Os dados serão preparados convenientemente e colocados à disposição dos participantes via WWW. A distribuição será baseada na rede Europeia já existente e estabelecida pelo ESO e pela EAAE.

Recorrendo ao uso de computadores, os participantes realizarão diversos exercícios utilizando os dados do satélite com o auxílio de um conjunto de aplicações conveniente. Esses exercícios serão complementados com medições de campo. As actividades específicas podem incluir, entre outras, a monotorização de navios, cartografia de marés, temperatura de superfície e monitorização da poluição. Em ligação com isto, será também possível tratar importantes temas climáticos de uma natureza mais global, por exemplo, El Niño e a Corrente do Golfo.

2. Navegação

Com a ajuda de linhas de orientação desenvolvidas cuidadosamente, os participantes determinarão a sua posição geográfica utilizando 3 métodos diferentes:

(i) recorrendo ao uso de uma variedade de medições astronómicas do Sol e das Estrelas (algumas das quais têm particular importância histórica),

(ii) recorrendo ao Sistema de Posicionamento Global (GPS) e

(iii) utilizando imagens de radar do satélite ERS. Os participantes terão que comparar os resultados dos diferentes métodos e os erros que lhes estão associados. É um trabalho que permite a aprendizagem e aperfeiçoamento de técnicas usuais em áreas relacionadas com a Geodesia, incluindo aspectos técnicos e culturais de importância para a história da navegação.

3. Oceanos de Água

Existe água em todo o lado, não apenas na Terra, nos oceanos, nos lagos, nos rios e nos nossos corpos, mas também no espaço. Investigações recentes mostraram a existência de água em maiores quantidades do que anteriomente se supunha nas regiões mais exteriores do sistema solar, nas atmosferas de estrelas gigantes e nas nuvens de gás e poeira interestelares. Esta parte do programa "Sea & Space" pretende explicar a razão pela qual esta molécula, que é tão crucial para a vida na Terra, se encontra em tão diferentes sistemas no Universo. Este sub-projecto permite introduzir vários aspectos interdisciplinares (física, química, matemática, geografia, biologia, astronomia) e determinar onde existe água e a forma como este precioso recurso influencia a habitabilidade do nosso planeta quando comparado com os planetas irmãos, Marte e Vénus.

4. O Concurso

Serão lançadas competições nacionais para os alunos das escolas dos países membros da União Europeia e das organizações participantes, caracterizando o assunto do "Sea & Space". Os participantes mais jovens (com idade entre os 10 e os 13 anos) realizarão desenhos/posters relacionados com o tema. Os participantes mais velhos (com idade entre os 14 e os 19 anos) trabalharão em pequenos grupos (com o possível envolvimento dos professores), preparando um "Jornal" na sua língua nacional sobre um assunto ou evento específico.

5. O Evento de Lisboa

O evento de Lisboa é a actividade final do programa do "Sea & Space" e terá lugar por alturas do encerramento da Exposição Mundial EXPO '98 nos finais de Agosto. Será coordenado de uma forma consertada com os outros programas da Semana Europeia para a Cultura Científica e Tecnológica de 1998 (EWSTC) por um Comité Local. Está previsto que os vencedores nacionais do concurso sejam convidados a tomar parte neste evento, que incluirá uma apresentação das contribuições vencedoras, encontros com navegadores famosos (por exemplo Thor Heyerdal), astronautas da ESA e outras personalidades com experiências de "navegação" particulares. Haverá a oportunidade de encontros com cientistas da ESA e do ESO que apresentarão alguns dos excitantes projectos espaciais que se encontram em curso sob a égide das suas organizações respectivas. As pessoas presentes em Lisboa terão a possibilidade de interagir remotamente com outros participantes no "Sea & Space" nos seus respectivos países e está previsto um importante acontecimento mediático associado. De entre os participantes, "Super Vencedores" serão convidados pela ESA e pelo ESO a visitar o Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa) e o VLT em Paranal (Chile).

O Sea & Space em Portugal

No nosso país, este projecto é coordenado por uma Comissão Nacional, assumida pela ASTRO - Associação Portuguesa para o Ensino da Astronomia. Esta Comissão apela à participação das Escolas neste aliciante projecto Europeu tão ligado ao nosso país. É fundamental o envolvimento dos professores na divulgação junto dos seus alunos e na valorização da sua componente interdisciplinar.

Para mais informações consultar os seguintes endereços:

http:// www.eso.org/seaspace

http://www.esa.int/seaspace

http://www.algonet.se/sirius/eaae/seaspace

http://www.ip.pt/seaspaceportugal

As escolas interessadas em participar poderão obter o regulamento na página portuguesa ou solicitar um exemplar à : Comissão Nacional do Seaspace, Apartado 52503, Amial, 4200 Porto.

Felisbela Martins, coordenadora nacional do Programa Sea and Space



Prev Up Next