Para diminuir as despesas de deslocação com investigadores ao CTIO, para utilizarem o telescópio, vão contratar-se a tempo inteiro dois observadores de nacionalidade Chilena, que efectivamente farão as observações para as instituições envolvidas, durante os 3 anos de utilização.
Cabe às 4 intituições envolvidas, programarem a sequência de observações que devem ser efectuadas todos os dias, obedecendo aos critérios de tempos totais préviamente acordados. A difusão (envio) dos dados observacionais para os grupos envolvidos, também é efectuado pelos observadores chilenos. Existirá uma página na rede que será actualizada diariamente com as últimas observações feitas, e que é de consulta livre. Este serviço está ainda a ser implementado pois requer uma integração muito estreita com o software que controla a ANDICAM.
Como referido no artigo anterior, este telescópio será usado em modo dinâmico, ou seja, é observado o projecto que melhor se adapta à qualidade de céu existente de momento, assim como às prioridades implementadas pelo acordo, e ainda sem descurar a observação de casos de oportunidade única como sejam, o aparecimento de uma supernova, cometas, etc. Este método permite-nos usar o telescópio com a máxima eficiência de trabalho e científica.
Os investigadores do GRAAL têm projectos de investigação em astronomia observacional, já submetidos e aprovados científicamente dentro do programa JNICT/ESO, que se enquadram no tipo de levantamentos em larga escala. Daí o seu interesse em participarem activamente no projecto YALO com os parceiros internacionais. Segue-se uma descrição breve dos projectos do GRAAL, que serão também executados através do YALO.
A Conexão Disco Fino-Disco Espesso da Galáxia
Este estudo utilisa os dados de um levantamento fotográfico com prisma objectivo, do céu nas zonas cerca do pólo sul galáctico. Neste momento existem dados tratados para cerca de 7200 estrelas. Isso inclui a sua classifição espectral, classe de luminosidade, uma estimativa da metalicidade, posição com uma precisão típica de 0,2", movimento próprio com uma precisão média de 0,003"/ano, e velocidade radial com um erro típico de 8-10 km/s. Existe fotometria de Strömgren para uma pequena quantidade destas estrelas mas será muito desenvolvida com a utilização do YALO. Será um estudo sem precendentes que permitirá analisar com grande resolução a interligação entre o disco fino e o disco espesso da galáxia, pois permitirá clarificar alguns assuntos cruciais, nomeadamente:
A Natureza das Protoestrelas Identificadas pelo IRAS
A motivação deste projecto nasce da conjugação de duas situações:
A construção do Catálogo exige a realização de estudos complementares no visível, infra-vermelho próximo e rádio para determinar as características dos objectos, nomeadamente a sua distribuição espacial, luminosidades, idades e morfologia. Dada a dimensão do trabalho complementar a realizar o telescópio de 1m do projecto YALO será o instrumento ideal para suprir as necessidades de observação no domínio do visível e infra-vermelho próximo, no céu austral.
O Catálogo será também um ponto de partida importante para posteriores estudos mais profundos utilizando os novos instrumentos actualmente em construção ou planeados, nomeadamente aqueles que serão colocados em satélites (SIRTF, FIRST, Hubble).
RJA