Go up to Top
Go forward to Centauros:
Os Fugitivos da Cintura de Kuiper

EDITORIAL

Portugal na ESA

Desde Novembro de 2000 que Portugal é oficialmente membro de pleno direito da Agência Espacial Europeia (European Space Agency, ESA).

O que é que quer dizer "membro de pleno direito"? Este termo significa que Portugal pode participar em todas as actividades que a ESA desenvolve e que portugueses (empresas, instituições e individuais) podem trabalhar para e na ESA. Para isso Portugal, neste momento, paga uma quota anual de, aproximadamente, 2.2 milhões de contos (cerca de 11 milhões de Euros) e participa no programa científico da ESA. Assim, nas últimas semanas, vieram a Portugal duas delegações da ESA, uma para apresentar as actividades relativas aos estudos de Física fundamental, e outra para apresentar as actividades relativas ao estudo do Universo.

Estive presente nesta última reunião, que foi muito encorajadora, com representantes de diferentes empresas e do mundo científico. Ficou claro que existem neste momento oportunidades excelentes para cientistas participarem desde já: na área da Astronomia, através das missões Herchel, Planck, e Gaia, na área da Física fundamental através da missão LISA, e na área do Sistema Solar, através das missões Mars Express e BepiColombo (mais informações sobre estas missões podem ser encontradas na página internet da ESA em www.esa.int). Durante esta reunião todos nos apercebemos claramente que se Portugal não quer perder "o barco" do Espaço, é de facto agora que se tem de agir. E este é um esforço que está a ser feito.

E quanto aos jovens estudantes ? Também eles podem participar activamente em todo este processo. Na realidade, a ESA oferece imensas possibilidades de estágios, mais ou menos longos, virados para a parte científica ou mais para a parte técnica, a quem está interesado em trabalhar na ESA. Existem já vários jovens que foram e/ou que estão nos diferentes centros da ESA. E ainda há lugar para muitos mais!

Informem-se ou saibam mais pormenores, na página da Internet sobre as ciências espaciais em Portugal em http://www.oal.ul.pt/~roos/cept.html.

MRS

Palestra no OAL

Infelizmente, e ao contrário do habitual, não nos é possível apresentar o resumo da última palestra apresentada no OAL. Em vez disso, publicamos, na página 2, um artigo que vem no seguimento da palestra do mês de Abril e que nos fala de determinados corpos que vagueiam pelo Sistema Solar. A palestra pública deste mês terá lugar no dia 29 de Junho, sexta-feira, às 21h30m, e será proferida pelo Doutor José Carlos Correia, que nos falará sobre "Formação de Estrelas". Mais uma vez relembramos que a entrada se faz pelo Instituto Superior de Agronomia, portão da Calçada da Tapada. No final da palestra, caso o estado do tempo o permita, far-se-ão observações de corpos celestes com telescópio.



Up Next