Go backward to Notícias
Go up to Top
Go forward to A Medição do Cosmos - II

Portugal na ESA

Nos dias 7 e 8 de Março decorreu, no Observatório Astronómico de Lisboa, o Workshop sobre a Investigação do Sistema Solar em Portugal com a ESA, uma reunião de trabalho que reuniu estudantes e investigadores de diversas áreas das ciências. Como diz o título, falou-se sobre o Sistema Solar, em particular sobre as missões da ESA para a exploração dos planetas e outros corpos do Sistema Solar (sem ser o Sol), e como Portugal poderá participar nessas missões a nível científico.

Fig.1 A nave SMART-1, missão de teste de tecnologia a ser lançada em 2003. A sonda será levada para a Lua de modo muito lento, a fim de testar a tecnologia de propulsão iónica, que será necessária para efectuar uma outra missão, BepiColombo. Esta missão está programada para ser lançada em 2009, e será a primeira nave desde 1973 a visitar e analisar o planeta Mercúrio. É preciso salientar que neste momento há um jovem português, estudante de Física que está a trabalhar sobre a missão SMART-1 num dos centros da ESA, em ESTEC, na Holanda.
Durante o evento, dois representantes da ESA, o Dr. Gerhard Schwehm, cientista responsável do lado da ESA pela missão Rosetta (ao cometa P/Wirtanen), e o Dr. Jean-Pierre Lebreton, responsável pela missão Huygens (sonda que viaja com a nave americana Cassini para o planeta Saturno, e que vai entrar na atmosfera de Titã), apresentaram todas as missões da ESA para o Sistema Solar: BepiColombo para Mercúrio (lançamento 2009), Venus Express para Vénus (lançamento 2005, se for aprovada), Mars-Express / Beagle-2 para Marte (lançamento 2003), Rosetta para o cometa P/Wirtanen (lançamento 2003), Huygens para Titã (chegada 2005), e SMART-1 para a Lua (lançamento 2003).

As apresentações incluiram uma descrição das características das naves e dos instrumentos que levam, assim como os objectivos científicos das missões. Para muitos dos participantes foram informações novas. Os estudantes foram alertados de que existem possibilidades de efectuar estágios em diversos centros da ESA pela Europa fora, e neste momento há 7 estudantes portugueses a trabalhar em várias instituições.

O objectivo do Workshop foi atingido, i.e. informar as pessoas sobre as missões da ESA. Vamos agora ver se, num futuro não muito longínquo, se irá estabelecer alguma participação científica de investigadores portugueses numa ou várias destas missões.

Fig.2 Uma impressão artística da nave Mars Express. Esta missão está a ser construida neste momento com um lançamento previsto para 2003, para chegar a Marte uns meses depois. Um grupo português de várias instituições no país está a elaborar um programa e uma proposta para analisar dados dessa missão.
http://sci.esa/int/home/ourmissions/index.cfm; esta página descreve as missões científicas da ESA;

http://www.esa.int/export/esaCP/Portugal.html; a página da ESA em língua portuguesa;

http://www.oal.ul.pt; a página informal sobre as ciências espaciais em Portugal.

Fig.3 A sonda Beagle-2 que vai aterrar em Marte. Leva instrumentos para analisar a composição química do solo e das rochas em volta do sítio da aterragem. Vai procurar índicios directos ou indirectos da existência anterior de vida.

Doutor Maarten Roos Serote
Observatório Astronómico de Lisboa



Prev Up Next