No final do mês de Agosto tomou posse a nova Direcção do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), constituída pelo Prof. Doutor João Lin Yun como Director e pelo Prof. Doutor Rui Jorge Agostinho como sub-Director.
Ao iniciar estas funções, a Direcção propõe-se continuar a contribuir de uma forma cada vez mais eficaz para o desenvolvimento harmonioso da Astronomia e Astrofísica na Universidade de Lisboa tanto na sua componente científica como na componente de serviço público.
Assim, é intenção da Direcção dinamizar fortemente todas as actividades deste Observatório nas suas várias componentes:
i) a investigação científica de qualidade, em Astronomia e Astrofísica: o OAL conta com uma equipe de astrónomos que trabalham em todas as áreas de maior impacto científico na Astronomia actual, com fortes ligações ao Observatório Europeu do Sul (ESO) e à Agência Espacial Europeia (ESA);
ii) o fornecimento da Hora Legal ao País, de acordo com a Lei vigente;
iii) a componente museológica e de acervo bibliográfico: o OAL possui peças históricas únicas de valor já reconhecido pelos especialistas da União Astronómica Internacional que visitaram o OAL, bem como documentos históricos de grande valor para os historiadores da Ciência;
iv) a divulgação científica junto do público, tarefa para a qual a Astronomia se encontra particularmente vocacionada.
Para as Escolas Básicas e Secundárias, e para o público em geral, contamos poder aumentar o número de iniciativas que temos oferecido nos últimos anos. Encontram-se em preparação vários programas dinamizadores da Astronomia e da Ciência em geral, dos quais daremos conta oportunamente.
Com a colaboração de todos os que o desejarem, contribuiremos assim um pouco mais para a formação científica dos nossos jovens, e para uma comunidade mais consciente do Universo em que vivemos.
Prof. Doutor João Lin Yun
Centro de Astronomia e Astrofísica
da Universidade de Lisboa (CAAUL)