Go up to Top
Go forward to O Sol: como torná-lo numa estrela ameaçadora

EDITORIAL

Pó de Estrelas!

A sonda espacial Stardust passou no dia 15 de Janeiro passado no ponto da sua órbita mais perto da Terra, numa manobra tal que aproveitou o campo gravitacional da Terra para chegar de maneira eficaz ao seu destino, o cometa periódico Wild 2.

Esta sonda, lançada há cerca de 2 anos, em 7 de Fevereiro de 1999, pela NASA, tem por missão capturar material cometário, poeiras e gás , do cometa P/Wild 2 durante um encontro bastante próximo entre a sonda e o cometa, a cerca de 390 milhões de kilómetros da Terra. Adicionalmente, e a caminho do cometa, a sonda recolherá partículas de poeira interestelar, nomeadamente poeira recentemente descoberta que está a entrar no nosso Sistema Solar vinda da direcção de Sagitário. Pensa-se que este material é constituído por grãos de poeira interestelar da antiga nebula pré-solar e por isso inclui restos de material da altura da formação do Sistema Solar. Assim, estas amostras abrirão uma janela no passado, permitindo aos cientistas descobrir mais sobre o nascimento e evolução do Sistema Solar, e possivelmente sobre a origem da vida. Stardust regressará à Terra em Janeiro de 2006. Será a primeira missão destinada a trazer de volta material extra-terrestre que se encontra para lá da órbita da Lua.

Às 11 horas e 15 minutos do dia 15 de Janeiro deste ano Stardust voou sobre um ponto a sudeste da ponta sul da África, a cerca de 6000 km de altitude. A uma velocidade de 10 km por segundo, a sonda entrou numa órbita ligeiramente mais larga, ajudada pela gravidade terrestre, que a levará ao encontro do cometa Wild 2 no dia 2 de Janeiro de 2004. Quando uma sonda espacial passa próximo de um planeta, a força gravitacional deste acelera a sonda ao mesmo tempo que desvia a sua trajectória. Os cientistas responsáveis pela missão Stardust aproveitaram este efeito de maneira vantajosa, de modo a darem à sonda a velocidade e trajectória necessárias para atingir o cometa.

Resta-nos pois desejar uma boa viagem à Stardust com os votos de muito "pó" pelo caminho e de um rendez-vous sem complicações!

MSR

Palestras Públicas

A palestra pública de Janeiro (dia 26, às 21h30m) foi proferida pelo Dr. Dalmiro Maia que nos falou sobre "O Sol: como torná-lo numa estrela ameaçadora". O resumo desta palestra encontra-se na página 2 deste boletim.

A palestra de Fevereiro (dia 23, às 21h30m) será apresentada pelo Doutor João Lin Yun que nos irá dizer tudo sobre "O mundo maravilhoso da Rádio-Astronomia".

Na página 6 deste boletim publicamos o programa das palestras para o ano inteiro.



Up Next