Página - 1 2 3 4 5 6 7
 

Para Observar em Maio

VISIBILIDADE DOS PLANETAS

Mercúrio: Durante o mês de Maio, Mercúrio será visível logo antes do nascer do Sol. Para observar este planeta, necessita de um horizonte livre para Este. Usando um telescópio com uma ampliação mínima de 100 vezes, pode-se observar como o tamanho aparente do planeta vai decrescendo e a fase vai crescendo.

Vénus: Continua visível na direcção Oeste, logo após o pôr do Sol. A fase do planeta vai decrescendo, o seu tamanho aparente vai crescendo. Use um telescópio com uma ampliação de 100 - 150 vezes no mínimo.

Marte: Marte continua visível durante este mês, na primeira parte da noite. Encontra-se na proximidade do planeta Vénus, também na constelação do Touro.

Júpiter: Visível durante toda a noite. Com binóculos (bem estáveis num tripé) ou telescópio pode-se observar a dança dos quatro grandes satélites, Io, Europa, Ganimedes e Calisto, à volta do planeta.

Saturno: Visível durante a primeira parte da noite, na constelação dos Gémeos, muito próximo de Marte e de Vénus. Com um telescópio e uma ampliação de umas 100 vezes conseguem-se distinguir vários dos seus satélites, entre outros o maior e mais brilhante, Titã.

Urano: Visível de manhã na constelação do Aquário, mas só com telescópio e com a ajuda de um mapa detalhado.

Neptuno: Visível de manhã na constelação do Capricórnio, mas só com telescópio e com a ajuda de um mapa detalhado.

Alguns Fenómenos Astronómicos

4/5 de Maio - Esta noite acontece um eclipse da Lua. A Lua nasce por volta das 20:30 da tarde do dia 4 na direcção Este. Às 19:49 terá começado a entrar na sombra central (umbra) da Terra. Estará totalmente na sombra às 20:52. Por isso, quando a Lua nasce, ela já estará parcialmente na sombra. O máximo do eclipse ocorre às 21:30. A Lua sairá da sombra da Terra às 23:12. Durante o eclipse, a Lua não deixará de se ver. A luz do Sol refractada pela atmosfera terrestre ainda chega até à Lua. No entanto, como passa por muita atmosfera terrestre, esta luz já não tem a sua parte azul e amarela, apenas os raios vermelhos. Por isso, a cor da Lua também será avermelhada!

22 de Maio - Pouco depois do ocaso do Sol, pode-se observar o fino crescente da Lua, junto dos planetas Vénus, Marte e Saturno, todos na direcção Oeste. Júpiter é visível na direcção Sul.

 

Fases da Lua

Lua Cheia             04 Mai - 22h
Quarto Minguante 11 Mai - 12h
Lua Nova              19 Mai - 04h
Quarto Crescente   27 Mai - 09h

Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas

(para Lisboa; são necessárias pequenas correcções para outros locais do país. Veja em www.oal.ul.pt para outros dias)


Maarten Roos Serote
CAAUL/OAL

 

- Visitas Guiadas ao OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa dispõe de um serviço de visitas guiadas ao seu Edifício Central. Marcações para grupos podem ser efectuadas através do telefone 213616730, fax 213616752, ou através do endereço electrónico visitas@oal.ul.pt

- Próxima Palestra Pública no OAL

Vénus passado, presente e futuro. Órbitas e Conjunções.
28 de Maio 2004, 21h30 pelo Doutor Alexandre Correia

O Observatório Astronómico de Lisboa oferece palestras públicas mensais, de entrada livre, no Edifício Central sobre temas de Astronomia e Astrofísica, normalmente na última 6.ª feira de cada mês às 21h30. No final de cada palestra e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações de corpos celestes com telescópio. Mais informações consulte: http://www.oal.ul.pt/palestras/

© 2004 - Observatório Astronómico de Lisboa