Página - 1* A magnífica supernova Cassiopeia A, uma explosão de cores. 2* Encerramento de Serviços no OAL 3* Uma estrela veloz
* A Luz dos primeiros objectos do Universo
4* Medir Estrelas e Algo Mais 5* Planetas Extra-solares: detecção directa e expectativas 6 7* O Céu de Janeiro
* Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
(Versão do Boletim em PDF)

Para Observar em Janeiro

VISIBILIDADE DOS PLANETAS

Mercúrio: No início do mês, ainda se pode tentar ver este planeta pouco antes do levantar do Sol na direcção Este, mas trata-se de uma observação algo difícil.

Vénus: Será dificilmente visível este mês. No início do mês ainda se consegue ver como estrela da tarde, logo após o ocaso do Sol na direcção Oeste. No dia 13 estará em conjunção com o Sol e invisível a partir da Terra. Na segunda parte do mês será visível cedo, de manhã, na direcção Este, antes do nascimento do Sol.

Marte: É visível durante a primeira parte da noite, sendo o seu ocaso cada vez mais cedo. Afasta-se da Terra e começa a ser mais dificil de observar.

Júpiter: Visível na última parte da noite.

Saturno: É visível durante toda a noite. No dia 27 deste mês estará em oposição. Use um telescópio para observar os anéis e ver o seu maior satélite, Titã.

Urano e Neptuno: Dificilmente visíveis no início da noite. É preciso um telescópio para observar estes planetas.



Alguns Fenómenos Astronómicos

3-4 de Janeiro - Chuva de meteoros Quadrântidas. Durante duas noites será possível ver mais estrelas cadentes ou meteoros, do que habitualmente. Isto porque a Terra atravessa uma nuvem de poeiras deixadas para trás por um cometa na sua órbita à volta do Sol. A Terra intercepta algumas poeiras, e estas, ao cairem para a Terra a grande velocidade (40 km/s), queimam-se devido à fricção com a atmosfera, deixando um traço luminoso, os meteoros. No caso das Quadrântidas, os meteoros parecem ter origem na constelação de Boieiro, sendo o cometa fonte desconhecido.

 
Fases da Lua
Quarto Crescente06 Janeiro - 19h
Lua Cheia14 Janeiro - 10h
Quarto Minguante22 Janeiro - 15h
Lua Nova29 Janeiro - 14h
Maarten Roos Serote
CAAUL/OAL

Astro Sudoku

Complete a grelha de modo a que cada linha, coluna e grelha 3x3 contenha as letras A,E,N,O,P,R,S,T,U. Depois de a grelha totalmente preenchida, descubra o nome de três planetas do Sistema Solar que poderão estar escritos segundo qualquer direcção e sentido.

© 2006 - Observatório Astronómico de Lisboa