Página - 1* "O Observatorio" chega ao fim... Com as suas portas abertas, o OAL continua à sua espera 2 3* Histórias de galáxias
* Quasares à beira da revelação
4* Investigação Científica no Observatório Astronómico de Lisboa: Astronomia portuguesa de excelente qualidade 5* O Papel do OAL na promoção da cultura científica 6* Para Observar em Dezembro
  VISIBILIDADE DOS PLANETAS
  Alguns Fenómenos Astronómicos
  Fases da Lua
* Astro Sudoku
7* O Céu de Dezembro
* Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
(Versão do Boletim em PDF)
Editorial

Adeus ou Até breve...?!

Chegámos ao último número de "O Observatório"! Pelo menos por agora... Desde 1995, logo após a integração do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), tenho dedicado muito do meu esforço e empenho na produção e distribuição deste boletim de notícias de Astronomia, o único com carácter periódico, em língua portuguesa e produzido em Portugal por profissionais da Astronomia. Durante a maior parte deste tempo, fui o espírito orientador desta publicação, encarregando-me da procura do financiamento que tem tornado possível este projecto, participando na escrita e revisão de textos, e organizando a estrutura humana e material por detrás dele. A minha entrega a este projecto de "divulgação científica", numa altura em que poucos falavam de tal coisa, foi motivada pela minha crença na importância da comunicação. Comunicar, sob vários aspectos, no ensino, formal e informal, na escrita, em debates, em palestras, tem sido a acção permanente da minha vida profissional.

Chegou a altura de eu fazer uma pausa neste projecto. Outros projectos chamam por mim e pedem a minha atenção. Há tanto para fazer no domínio da Ciência! Outros poderão, se assim o quiserem, retomá-lo quando lhes for material e humanamente possível. A todos os que nos têm acompanhado em todos estes anos, às várias "gerações" de estudantes do ensino básico e secundário que têm lido, com a curiosidade que os caracteriza, este boletim ao longo destes onze anos, agradecemos o interesse e a vontade de nos lerem. Sabemos que o nosso esforço teve muitos e variados frutos, o mais importante de entre eles, as sementes de ciência e conhecimento, de vontade de aprender que contaminaram milhares de pessoas durante este período. Um caso de sucesso para a Universidade de Lisboa (UL)!

Como tenho vindo a destacar, para o cérebro humano é extraordinariamente importante a procura de entender o universo em que vive, parte da incessante busca humana por dar significado à vida. Por isso, a Ciência, e em particular a Astronomia progride e avança, e tal como a vida biológica, desenvolver-se-á mais e melhor nos locais onde melhores condições lhe forem oferecidas. Na FCUL ou fora dela, na UL ou fora dela, em Lisboa ou longe de Lisboa, a Astronomia desenvolver-se-á inexoravelmente. Somos nós, os seres humanos e as instituições, que precisamos da Ciência e não ela de nós!

Num mundo virtual, sonhei que tínhamos o reconhecimento deste nosso esforço de trabalho voluntário gratuito, expresso sem ambiguidades e directamente, por parte dos dirigentes máximos (presidentes, reitores, etc.) das instituições superiores que tutelam o OAL e que mais beneficiaram com este boletim: a FCUL e a UL. No mundo real, em vez disso, temos algo bem melhor e mais sólido: a satisfação e apoio do imenso público, estudantes, professores, cidadãos comuns, tocados pela Ciência, pela qualidade, pelo fascínio que lhes fizemos chegar através deste boletim. Bem hajam a todos.

João Lin Yun, Director do Boletim O Observatório
 

Cortesia: NASA, ESA, J. Clarke (Boston University) e Z. Levay (STScI).
AGENDA
- Visitas Guiadas ao OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa dispõe de um serviço de visitas guiadas ao seu Edifício Central. Marcações para grupos podem ser efectuadas através do telefone 213616730, fax 213616750, ou através do endereço electrónico visitas@oal.ul.pt

 

Ficha Técnica

O Observatório é uma publicação do Observatório Astronómico de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa, Telefone: 213616739, Fax: 213616752; Endereço electrónico: observatorio@oal.ul.pt; Página web: http://oal.ul.pt/oobservatorio. Redacção e Edição: José Afonso, Nuno Santos, João Lin Yun, João Retrê. Composição Gráfica: Eugénia Carvalho. Impressão: Tecla 3, Artes Gráficas, Av. Almirante Reis, 45A, 1150-010 Lisboa. Tiragem: 2000 exemplares. © Observatório Astronómico de Lisboa, 1995.

© 2006 - Observatório Astronómico de Lisboa