Página - 1* A Galáxia do Charuto, um berçário de estrelas 2 3* Um cometa em desintegração
* Analisando os fósseis... de grupos de galáxias
4* "Ainda não se descobriu um planeta como a Terra" 5* Astronomia Forense - A justiça dos astros 6* Para Observar em Junho
  VISIBILIDADE DOS PLANETAS
  Alguns Fenómenos Astronómicos
  Fases da Lua
* Astro Sudoku
7* O Céu de Junho
* Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
(Versão do Boletim em PDF)
Editorial

Estudar Física: uma das melhores maneiras de assegurar o futuro!

ENCONTRAMO-NOS no início de um século novo, de um milénio novo, em plena era de Informação, onde as ciências desempenham um papel fundamental nas nossas sociedades. E paradoxalmente, no mundo desenvolvido, os estudantes fogem cada vez mais de estudar ciências. Pelo contrário, nos países em vias de desenvolvimento, os estudantes parecem ser atraídos fortemente pela Matemática e pela Física. Para este estado de coisas devem contribuir um vasto número de razões. Possivelmente entre elas, encontra-se a ideia (errada) de que as ciências são difíceis, que dão muito trabalho. E claro, tudo o que é difícil e dá trabalho é para ser evitado!

Curiosamente, esta percepção tão alargada pode e deve ser corrigida. A ciência é, ou pode ser, a menos enfadonha das matérias. E permite a satisfação imensa de perceber o que se passa à nossa volta no mundo físico e material. No caso particular da Física, é imperioso dar uma ideia unificadora, acabar com a ideia de fragmentação que se costuma dar aos estudantes. Não compartimentar as matérias, mas sim abordá-las a partir de conceitos unificadores. A Física dos dias de hoje é bastante mais do que a colecção de matérias desenvolvidas nos séculos XVIII e XIX. E sem a Física, não existiria a engenharia.

Por isso, dirijo-me aos estudantes do seguinte modo:

Caro estudante,

Parabéns por leres este boletim. Certamente te interessas pelo mundo à tua volta e por isso desejas estudar Física. É uma das melhores maneiras de assegurares o teu futuro, pois vai permitir sentires-te mais à vontade num mundo que está cada vez mais imerso em Ciência e Tecnologia.

A Física é uma ciência fundamental, base do nosso conhecimento do Universo físico. Permite-nos compreender o Universo e desenvolver aplicações tecnológicas sem as quais a nossa sociedade não sobreviveria. Desde que nos levantamos até que nos deitamos, vivemos a nossa vida rodeados de Física, desde o flúor da pasta de dentes ao telemóvel com que enviamos mensagens escritas. As descobertas e avanços da Física tornaram possíveis as telecomunicações (ondas electromagnéticas), a electrónica de consumo (electromagnetismo), os ecrãs de cristal líquido (física do estado sólido), os discos compactos ou CDs (lasers, óptica), etc.

E contudo a Física é muitas vezes desprezada e mal-compreendida. De facto, apesar da Física ser talvez a ciência mais básica e mais fundamental, o público não sabe bem o que ela é, os poderes instituídos não a valorizam suficientemente e a sua importância não é geralmente reconhecida.

Longe de ser aborrecida, a Física é gira! Para além dos assuntos tradicionais (Mecânica, Electricidade), a Física inclui temas fascinantes. É exemplo disso a Física das condições extremas (perto do zero absoluto: supercondutividade, superfluidez; perto da velocidade da luz: Relatividade restrita; perto de um buraco negro: Relatividade Geral; no infinitamente pequeno: Física Quântica e Física de Partículas; no infinitamente grande: Astrofísica). É também exemplo disso a Física dos sistemas complexos e a Física da Vida (Biofísica).

E claro, se gostas de Astronomia e desejas compreender o Universo, a Astrofísica, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem muito para te dar. A Física é a ciência mais universal e que oferece a visão mais alargada do mundo natural. Planetas novos, estrelas bizarras, buracos negros, galáxias canibais, as primeiras flutuações do Universo! É este o domínio da Astronomia e Astrofísica! Junta-te a nós!

João Lin Yun, Director do Boletim O Observatório
 

Créditos: NASA, ESA e The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).
AGENDA
- Visitas Guiadas ao OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa dispõe de um serviço de visitas guiadas ao seu Edifício Central. Marcações para grupos podem ser efectuadas através do telefone 213616730, fax 213616750, ou através do endereço electrónico visitas@oal.ul.pt

 

Ficha Técnica

O Observatório é uma publicação do Observatório Astronómico de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa, Telefone: 213616739, Fax: 213616752; Endereço electrónico: observatorio@oal.ul.pt; Página web: http://oal.ul.pt/oobservatorio. Redacção e Edição: José Afonso, Nuno Santos, João Lin Yun, João Retrê. Composição Gráfica: Eugénia Carvalho. Impressão: Tecla 3, Artes Gráficas, Av. Almirante Reis, 45A, 1150-010 Lisboa. Tiragem: 2000 exemplares. © Observatório Astronómico de Lisboa, 1995.

© 2006 - Observatório Astronómico de Lisboa