Go backward to Formação de Estrelas.
Go up to Top
Go forward to Astronomia no Verão no OAL

Unifesta: O que foi, o que será?

Unifesta foi o nome escolhido pela "The Planetary Society" (TPS-Portugal) para o seu evento de maiores dimensões realizado em Portugal até à data; e a data escolhida foram os dias 21, 22 e 23 de Setembro deste ano, na cidade de Castelo Branco.

Três dias (um fim de semana) totalmente dedicados à Ciência e em particular à Astronomia. No total, foram mais de 20 participantes convidados pela organização da Unifesta, que contou com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Castelo Branco e com o patrocínio da mesma, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Associação Nacional de Professores e da Unidade Ciência Viva.

Entre os nossos convidados, tivemos o previlégio de contar com dois convidados estrangeiros: o Dr. Alberto Behar (NASA/JPL) e o Dr. Jesus Frias (Coordenador Nacional da TPS-Espanha, Centro de Astrobiologia de Madrid e Vice-Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da ONU). Infelizmente, e devido aos trágicos acontecimentos nos EUA (e também devido a outros factores de ordem orçamental), outras duas cientistas da NASA não puderam estar presentes. A nível dos convidados nacionais, tivemos a honra de contar com as intervenções sempre notáveis de pessoas como o Prof. António Manuel Baptista, Prof. Carlos Fiolhais, Dr. Guilherme Valente, Prof. Jorge Buescu, Prof. Nuno Crato entre muitos outros. Num programa recheado de pontos de interesse, focou-se em particular a ligação da ciência com a educação, a cultura e a sua própria divulgação; no âmbito da astronomia planetária, demos particular ênfase à futura exploração de Marte e viajámos ao longo do Sistema Solar, principalmente no âmbito de um colóquio educativo conduzido pelo Prof. Maarten Roos Serote (OAL), Dr. Alberto Behar e Tiago Hormigo (IST).

Ao longo da preparação e durante o evento, a organização do mesmo teve que se debater com várias contrariedades que tiveram uma enorme influência não só na adesão do público, como também na própria programação da Unifesta. Como exemplo dessas contrariedades, estava programada uma sessão de observação nocturna (a nossa Cosmofesta) mas que teve de ser cancelada devido às péssimas condições atmosféricas.

De qualquer modo, e falando em nome da organização do evento, pensamos que dadas as circunstâncias difíceis que acontecem sempre que se tenta organizar um evento destas dimensões com estas temas e ainda por cima na região interior do nosso país, pensamos que foi bastante frutífero todo o nosso esforço, pois esteve sempre presente o que é o mais importante neste tipo de iniciativas: a curiosidade do público. Um público heterogéneo, constituído por pessoas de todas as idades, onde se encontravam vários alunos do ensino secundário e superior da cidade e de outros pólos do nosso país (tivemos inclusivamente a presença de uma escola secundária da zona de Setúbal) e que sempre mostraram interesse em estar presentes nas várias actividades: colóquios, feira do livro, workshop sobre técnicas aeroespaciais e lançamento de foguetes.

Será esta uma iniciativa para voltar a apostar? Bom, a próxima Unifesta será em 2003 (trata-se de um evento que se pretende realizar de dois em dois anos) e, nessa altura, pensamos já ter alguma experiência deste primeiro encontro; mas pretendemos ser mais ambiciosos, com mais impacto junto da sociedade e com uma colaboração mais activa da sociedade e das instituições de carácter científico.

Entretanto, a TPS vai continuar o seu trabalho ... temos vários projectos no âmbito da nossa presença na Internet em agenda e continuamos com a ajuda de todos: novos e menos novos, sábios e menos sábios...não nos quer ajudar? A nossa página está em http://7mares.terravista.pt/tps_portugal (a título muito provisório) e queremos cada vez mais juntar pessoas que se interessam por tudo aquilo que nos rodeia. Participe, ficamos à sua espera!

Francisco Gonçalves
Coordenador Nacional da "The Planetary Society"



Prev Up Next