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A ASTRONOMIA NA INTERNET

UM PEQUENO ROTEIRO EDUCATIVO

  Propomos, nesta edição, um pequeno roteiro de sítios de iniciação à Astronomia, uma ajuda preciosa para professores e alunos, "sítios" na net concebidos sobretudo para o público jovem. Referimos também sítios e páginas onde os professores do ensino básico e secundário encontrarão recursos que poderão adaptar às suas aulas, quando estiverem em foco conteúdos neste âmbito.
  Não é fácil encontrar sítios de Astronomia em português, concebidos especialmente para crianças e jovens. Há, no entanto, alguns contributos de origem brasileira que merecem destaque, ainda que, na sua utilização didáctica, devam ser tomadas em consideração as diferenças entre o português falado e escrito em Portugal e no Brasil, bem como, em alguns casos, diferenças de terminologia científica.
  Feita esta ressalva, sugerimos, a pensar sobretudo nos mais novos, uma visita ao sítio Astronominha (http://www.rio.rj.gov.br/planetario/kids/pag1.htm). Apresentado como uma viagem espacial de duas personagens entre as quais se desenrola um diálogo, constitui uma introdução aos aspectos básicos do Sol, da Lua, do Sistema Solar e das constelações. Inclui uma secção intitulada "Brincadeiras" onde, tal como o nome sugere, são propostas actividades lúdicas em torno de temas astronómicos.
  Dados os primeiros passos nas lides do Cosmos, é tempo de seguir viagem, e sugerimos como destino seguinte o sítio StarChild. Estão disponíveis versões em várias línguas; a versão em português (também neste caso, uma adaptação brasileira) é acedida através do endereço http://heasarc.gsfc.nasa.gov/nasap/docs/StarChild.html . O conteúdo é abrangente e está organizado em quatro tópicos: Sistema Solar, Universo, Objectos Espaciais e Vocabulário. Cada tópico é apresentado em dois níveis de complexidade, o que permite a utilização por alunos de diferentes escalões etários e níveis de ensino. Além disso, muitos dos termos científicos utilizados têm ligação para a entrada respectiva no vocabulário, o que facilita a compreensão dos textos e a aprendizagem de terminologia científica (v. 2º parágrafo!). São ainda apresentadas várias actividades de natureza lúdica, desde desenhos para imprimir e colorir, a exercícios de raciocínio lógico, sempre, obviamente, em torno de temas relacionados com a Astronomia e a Exploração Espacial.
  É de aproveitar a ligação para o sítio (este em inglês) Imagine the Universe (http://imagine.gsfc.nasa.gov). Apresentado como sendo destinado a estudantes com idades a partir dos 14 anos, contém informação mais aprofundada sobre diversos temas no âmbito da Astrofísica, bem como recursos multimédia relacionados (vídeos, animações, etc.). Recomenda-se, aos professores, uma visita à secção Teacher´s Corner (http://imagine.gsfc.nasa.gov/docs/teachers/teachers_corner.html), onde encontrarão propostas de actividade, materiais didácticos diversos e ligações para outros sítios de educação científica. Um outro recurso deste sítio que merece referência é um dicionário (http://imagine.gsfc.nasa.gov/docs/dictionary.html) muito abrangente e com ligações para páginas onde pode ser obtida informação adicional em relação a muitas das entradas.
  Voltando ainda ao StarChild, vale a pena visitar a versão original em inglês (http://starchild.gsfc.nasa.gov/docs/StarChild/StarChild.html) e entrar nas secções Question of the Month e Other Good Places. A primeira dá acesso a um arquivo de perguntas frequentes, com as respectivas respostas; a segunda oferece uma extensa lista de ligações para sítios educativos relacionados com a Astronomia e a Exploração Espacial.
  Como paragem seguinte, especialmente para os professores que navegam em busca de recursos didácticos, sugerimos o sítio do Challenger Center for Space Science Education (http://www.challenger.org), em particular a secção Teacher and Community Resources (http://www.challenger.org/teaching/index.html), onde estão disponíveis diversos recursos desta natureza.
  Propomos ainda uma visita aos sítios do ESO (Observatório Europeu do Sul) e da ESA (Agência Espacial Europeia), já aqui abordados com pormenor nas edições de Maio e Junho deste ano e cujos endereços são, respectivamente, http://www.eso.org e http://www.esa.int.
  Este pequeno roteiro termina por aqui, as navegações dos leitores certamente que não!


Pedro Raposo
OAL