PÁGINA - ( 1 ) ( 2 ) ( 3 ) ( 4 ) ( 5 ) ( 6 ) ( 7 )
 

Para Observar em Março

VISIBILIDADE DOS PLANETAS

Mercúrio: Mercúrio será visível durante a segunda parte do mês depois do ocaso do Sol na direcção Oeste. Para observar este planeta, necessita de um horizonte livre nesta direcção. No decorrer do mês, usando um telescópio com uma ampliação superior a 100 vezes, pode-se observar como o tamanho aparente vai crescendo e a fase vai decrescendo. A Lua passará 4 graus a Sul de Mercúrio no dia 22, um lindo espectáculo!

Vénus: Visível na direcção Oeste, logo após o pôr do Sol. A fase do planeta decresce ligeiramente, aproximando-se de quarto minguante. Use um telescópio com uma ampliação mínima de 100 - 150 vezes. Vénus e a Lua encontram-se no dia 24, ao fim do dia.

Marte: Marte continua visível durante este mês, na primeira parte da noite. Com um telescópio e uma ampliação superior a 100 vezes, podem-se ver estruturas na superfície, entre outras as calotes polares! Marte encontra-se próximo das Plêiades, um enxame aberto de estrelas na constelação do Touro. No dia 25 a Lua passa perto do planeta vermelho.

Júpiter: Visível durante toda a noite. Estará em oposição no dia 4 de Março, ou seja, exactamente no lado oposto ao Sol no céu. Com binóculos (bem estáveis num tripé) ou telescópio pode-se observar a dança dos quatro grandes satélites, Io, Europa, Ganimedes e Calisto, em volta do planeta.

Saturno: Visível durante praticamente toda a noite, na constelação dos Gémeos. Com um telescópio e uma ampliação de cerca de 100 vezes conseguem-se distinguir vários dos seus satélites, entre outros o maior e mais brilhante, Titã.

Urano e Neptuno: Não são visíveis este mês.

Alguns Fenómenos Astronómicos

21 de Março - Hoje o Sol passa pelo equador celeste, para continuar a subir para Norte: é o equinócio da Primavera. Isto acontece às 6h49m. Hoje, o dia e a noite terão uma duração igual, de 12 horas cada.

27/28 de Março - À 1 de manhã o relógio vai avançar uma hora para as 2 da manhã, e entramos na hora de Verão. Ou seja, vamos dormir menos uma hora durante esta noite. Ainda bem que é fim-de-semana!

29 de Março - Tanto Vénus como Mercúrio estarão na sua elongação Este máxima, ou seja, vistos a partir da Terra, a distância (o ângulo) entre o Sol e estes planetas é máximo. É o melhor momento para ver os dois planetas mais interiores do Sistema Solar, e ao mesmo tempo.

 

Fases da Lua

Lua Cheia             06 Mar - 23h
Quarto Minguante 13 Mar - 21h
Lua Nova              20 Mar - 23h
Quarto Crescente   29 Mar - 00h

Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas

(para Lisboa; são necessárias pequenas correcções para outros locais do país. Veja em www.oal.ul.pt para outros dias)


Maarten Roos Serote
CAAUL/OAL

 

- Visitas Guiadas ao OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa dispõe de um serviço de visitas guiadas ao seu Edifício Central. Marcações para grupos podem ser efectuadas através do telefone 213616730, fax 213616752, ou através do endereço electrónico visitas@oal.ul.pt

- Próxima Palestra Pública no OAL

O tempo: do Big-Bang às Descobertas, do Fuso Horário à Internet
26 de Março 2004, 21h30 pelo Prof. Rui Agostinho

O Observatório Astronómico de Lisboa oferece palestras públicas mensais, de entrada livre, no Edifício Central sobre temas de Astronomia e Astrofísica, normalmente na última 6.ª feira de cada mês às 21h30. No final de cada palestra e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações de corpos celestes com telescópio. Mais informações consulte: http://www.oal.ul.pt/palestras/

© 2004 - Observatório Astronómico de Lisboa